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Pessoas que transformam ideias em realidade

Pessoas que transformam ideias em realidade

Durante Conarec 2016, empreendedores contam como fizeram seus projetos sociais virarem negócios rentáveis

Em sua edição 2015, o Conarec promoveu um debate que chamou de “Mentes maravilhosas”, reunindo empreendedores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento para discutir o ambiente da inovação no Brasil. A recepção foi tão positiva que, na edição deste ano, o congresso resolveu fazer um novo painel inspirado no mesmo formato. “Mentes maravilhosas II” reuniu empreendedores de diferentes áreas mas que, em comum, têm o trunfo de terem transformado a vontade de melhorar algo na sociedade em um negócio monetizado e escalável. Com mediação do psicanalista Jorge Forbes, sócio-diretor da consultoria de comportamento Traduzindo o Futuro (ToF), cada um deles contou sua pouco da sua história e de como transformar ideias em realidade.

Samir Iásbeck. CEO e fundador da Qranio
A Qranio é uma desenvolvedora de aplicativos e jogos digitais voltados para o aprendizado e fixação de conteúdos. O principal deles, disponível no site e nas lojas virtuais para download gratuito, funciona como um quizz em que o usuário pode jogar com temas como biologia, química, física, matemática e outras disciplinas. Conforme avança, o jogador ganha pontos que podem ser trocados por prêmio reais. Desde que botou o projeto no ar, Iásbeck passou também a ser procurado por grandes empresas para ajudá-las a passar de forma mais leve e interessante aos funcionários práticas até então difundidas por meio de apostilas e PPTs. Bradesco, Bobs e Magazine Luiza são alguns dos clientes. “Desde pequeno eu sempre odiei estudar mas amava aprender, e por isso a ideia de buscar um jeito de passar aprendizado de uma maneira que fosse divertids”, contou Iásbeck, que compara seu aplicativo a uma espécie de “Candy Crush” com o qual, ao mesmo tempo em que se distrai, a pessoa também aprende algo de útil.

Natália Leite, co-fundadora da Escola de Você
A Escola de Você é um projeto criado pelas jornalistas Natália Leite a Ana Paula Padrão com o objetivo de ajudar mulheres a trabalharem seu auto-estima ao mesmo tempo em que aprendem a empreender. A estrutura é baseada em vídeos curtos online, diários, que podem ser acompanhados gratuitamente no site da inciativa e que falam dos mais variados assuntos referentes ao mundo feminino e dos negócios – empreendedorismo, relacionamentos, família e outros. “Nosso foco é ajudar mulheres a saírem da confusão que é a vida delas e buscar simplicidade na resolução dos seus problemas, seja no sentido de abrir um negócio mesmo ou simplesmente ter uma postura mais empreendedora na vida”, explicou Natália, que aprimorou a ideia a partir de trabalhos voluntários que já fazia em grupos de ajuda para mulheres. “Nossa sociedade ainda tem uma lacuna histórica de gênero, muitas mulheres têm problemas no dia a dia e de auto-estima, e vi que podíamos encontrar uma forma de ajudá-las”. Hoje, a Escola de Você é também procurada por diversas empresas para fazer versões de seus vídeos voltadas para a formação de suas funcionárias, caso de parceiras como Unilever e Boticário.

Adriana Gryner, presidente da Temquemqueira
Adriana é uma publicitária que sempre trabalhou com a organização de eventos e, por meio de seu trabalho, percebeu que a quantidade de materiais descartados nesses lugares era enorme. Incomodada com isso, começou a procurar formas de reduzir ou reaproveitar todo este lixo, e foi assim que nasceu, em 2008, a Temquemqueria, uma ONG que reutiliza as lonas sem uso dos grandes eventos para confeccionar diversos tipos de artigos para o comércio, como bolsas, estojos e artigos de decoração. Além disso, essa confecção é feita por presidiários e moradores de comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, capacitados pela própria ONG, o que, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental, ajuda estas pessoas a gerarem renda e se reintegrarem à sociedade. “A lona vinílica é o resíduo que mais se repete neste eventos, é extremamente nociva e não tem uma política de descarte própria no país”, contou Adriana. É o material usado em banners, paineis, fachadas e estandes. No ano passado, por exemplo, a Temquemqueira foi contratada para recolher os 15 mil metros quadrados de lona usados no Reveillon de Copacabana e os transformou em estojos que foram distribuídos aos alunos da rede pública da capital. “Foi uma forma que encontramos de fechar o ciclo do produto ao mesmo tempo em que oferecemos uma oportunidade de recomeço na vida destas pessoas.”

Alessandro Saade, fundado da Empreendedores Compulsivos
O administrados de empresas Alessandro Saade trabalhou por mais de vinte anos dando consultoria de negócios para grandes empresas e participando na criação de novas. A certa altura, resolveu transformar isso num projeto de vida, e foi assim que nasceu a Empreendedores Compulsivos, uma rede de apoio a startups e pequenos negócios. Na outra ponta, a Empreendedores Compulsivos faz também a ponte com grandes companhias interessadas nas pequenas como fornecedoras ou clientes, e é daí que vem o sustento que mantém o projeto de pé. “Ajudamos essas corporações a encontrarem o que precisam, enquanto que, quanto mais ajudamos as pequenas a cresceram, mais temos o que oferecer e mais nós mesmos crescemos”, explica. “Quando eu estudei administração, nos anos 90, aprendíamos que tínhamos que ter os melhores talentos conosco e garantir a nossa matéria-prima mesmo que faltasse para o concorrente. Hoje isso não faz mais sentido, a economia é colaborativa. Eu só cresço se o outro crescer. E é isso o que fazemos.”

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