Com tecnologias cada vez mais intuitivas e acessíveis, existe uma movimentação natural para começar um negócio online ou estabelecer uma forte presença digital. Essas informações fazem parte da pesquisa global realizada pela GoDaddy, plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendimentos independentes.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
De acordo com o levantamento, no Brasil, cerca de 80% dos entrevistados acreditam que mudanças na economia trazidas pela tecnologia facilitaram o empreendedorismo e os negócios. No recorte por idade: 42% da Geração Y acredita que as mudanças na economia trazidas pela tecnologia facilitaram muito o empreendedorismo e os negócios, enquanto 40% dos Baby Boomers e 42% da Geração X concordam com essa afirmação.
O estudo mostra também que 38% da Geração Y acredita que as mudanças econômicas trazidas pela tecnologia facilitaram o empreendedorismo e os negócios, enquanto 49% dos Baby Boomers e 45% das Geração X concorda com a afirmação.
Sobre a importância da tecnologia para os negócios, 70% dos entrevistados afirmaram que sites e mídias sociais são os canais mais atraentes para conectar-se com seus clientes. Além disso, 19% ofertam produtos através de outras plataformas online, e 12% consideram registrar um domínio para suas marcas como canal primário para estabelecer uma presença online.
A tecnologia atual possibilita a abertura de um pequeno negócio e, com todas as ferramentas disponíveis, os empreendedores podem criar seus próprios sites. Eles também podem gerenciar seus negócios online, se quiserem, considerando que existem muitas soluções no mercado para isso. Isso se reflete pelo resultado da pesquisa. Segundo o levantamento, 64% dos respondentes, no geral, preferem manusear a tecnologia eles mesmos para manter seus sites atualizados e funcionando bem.
Considerando as gerações separadamente, o estudo mostra que 71% dos respondentes da Geração Y e 51% dos Baby Boomers preferem fazer por conta própria. O resultado pode ser justificado pela alta familiaridade que a Geração Y sente em relação à tecnologia em geral, tendo crescido na era digital. Já os Baby Boomers, por sua vez, tendem a pedir mais ajuda, sendo que 23% pede para um familiar ou amigo ajudar com as tecnologias do negócio online, contra apenas 9% da Geração Y.
Quanto à contratação de profissionais web, o estudo mostra a mesma inclinação nas duas gerações: 14% de ambos preferem contratar um profissional para o gerenciamento tecnológico de seu negócio online. Isso pode significar que, mesmo estando cada vez mais confiantes com a tecnologia, os desenvolvedores e web designers podem oferecer suporte para ajudar pequenas empresas e empreendedores a criar seus sites.