Um estudo realizado pela Planet Retail e pela Oxford Saïd Business School, lançado no World Retail Congress (WRC) em Roma, mostra que os consumidores dos países emergentes estão impulsionando as mudanças do varejo global.
Segundo o estudo, que ouviu 13.500 pessoas em 15 países, incluindo o Brasil, os consumidores têm adotado rapidamente tecnologias mobile, exigindo que os varejistas se adaptem a uma nova realidade do consumidor sempre conectado.
Na comparação entre emergentes e desenvolvidos, fica muito clara a distinção no grau de evolução do varejo nesses países. Entre os emergentes (Brasil, China, Índia, Rússia e Turquia) a maior preocupação dos clientes, no processo de compra, é com a confiança na marca do varejista ou da indústria, enquanto nos mercados desenvolvidos a questão da qualidade é dada como resolvida e os consumidores buscam, acima de tudo, conveniência em suas compras.
Ainda assim, os clientes querem que a experiência na loja seja semelhante àquela on-line, ao mesmo tempo em que seja rápida, confiável, flexível e dê liberdade de escolha ao consumidor. ?Os varejistas que souberem trazer inovações, com foco em custo e ROI, e forem ágeis no atendimento às demandas dos clientes estarão à frente dos demais?, comenta Nick Everitt,
diretor global de estratégia da Planet Retail.
A edição de setembro/outubro da revista NOVAREJO trará uma análise dos dados brasileiros do estudo. NOVAREJO é a única mídia brasileira na cobertura do World Retail Congress, o mais estratégico evento do varejo mundial.
Leia mais: