/
/
Em crise de reputação, Facebook perde US$ 120 bi em valor de mercado

Em crise de reputação, Facebook perde US$ 120 bi em valor de mercado

Depois de explicações ao parlamento americano, Mark Zuckerberg vê sua empresa protagonizar a maior queda da bolsa americana. Entenda

Após sofrer multas rigorosas de autoridades do mundo todo por violar dados pessoas de seus usuários, o Facebook – rede social mais popular do mundo – está no divã. A empresa teve a maior queda diária da história da bolsa americana e viu seu valor de mercado ser reduzido em US$ 120 bilhões. O índice pode ser um aviso às empresas de economia digital, que começam a ter suas ações cada vez mais contestadas por seus usuários.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Na última quinta-feira, 26, os papéis da rede social caíram 20% e fizeram a empresa protagonizar a maior queda diária em valor de mercado da história da bolsa dos Estados Unidos. Vale destacar que essa é a primeira vez que uma empresa perde US$ 120 bilhões em valor de mercado.

Os números da queda

De acordo com a Forbes, que monitora a riqueza dos bilionários em tempo real, a perda para Mark Zuckerberg foram de quase US$ 16 bilhões. A perda foz o CEO do Facebook descer duas posições entre as pessoas mais ricas do mundo, de quarto para sexto. Outros investidores também viram suas contas perderem fluxo de dinheiro, como Eduardo Saverin, brasileiro que é co-fundador da plataforma. Para ele, a perda foi de US$ 2 bilhões no ranking da Bloomberg.

Novos usuários em desaceleração

Outro reflexo da crise de credibilidade da rede social se refletiu na entrada de novos usuários no principal aplicativo. O crescimento desacelerou para 11% no segundo trimentre do ano. No primeiro, o aumento foi de 13%. Em entrevista, o vice-presidente financeiro da rede social, David Wehner, afirmou que o crescimento de receitas totais será desacelerado na segunda metade do ano.

Facebook e as eleições no Brasil

Com pouco mais de um mês para o início das propagandas eleitorais no Brasil, a rede social causou discussões sobre liberdade de expressão ao excluir páginas relacionadas ao Movimento Brasil Livre (MBL). Como medida para evitar a disseminação de notícias falsas, o Facebook divulgou uma lista de iniciativas assinada por Katie Harbath, diretora global de engajamento com políticos e governos da plataforma.

No início do mês de julho, o Brasil também acompanhou mais rigidez em relação à proteção de dados dos internautas. A lei de proteção de dados – projeto que depende de sanção do presidente Michel Temer -, exige, por exemplo, que as empresas informem de forma clara qual é a finalidade de informar o CPF antes de realizar a compra.

10 mudanças na sua vida com a lei de proteção de dados

Agora, para coletar e tratar um dado, a empresa precisa do consentimento do titular. A autorização deve ser informada em cláusula específica, de fácil entendimento e, se tiver alguma alteração de uso, deverá ter novamente a permissão do titular. Em caso da empresa usar as informações para uma finalidade diferente da que fora informada anteriormente, a autoridade poderá aplicar sanções onde as multas podem ser até 2% do faturamento da empresa em questão.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]