O mercado global de softwares e plataformas de aprendizagem online espera registrar um crescimento nos próximos anos, impulsionado por uma série de mudanças que o setor de educação e de desenvolvimento profissional. Esse mercado deverá crescer de US$ 7,95 bilhões em 2023 para US$ 19 bilhões nos próximos seis anos, uma taxa composta de crescimento anual de 15,7%.
Entre os principais participantes que compõem cerca de 20% desse mercado, destacam-se nomes como a Udemy, reconhecida por sua ampla variedade de cursos ministrados por especialistas, e conquistou uma posição de destaque no mercado global. Outra empresa representativa deste mercado de aprendizagem online é a Coursera, plataforma educacional que abrange desde cursos individuais até programas de especialização e certificações. Linkedin Learning, Udacity, MCGraw -Hill são outros nomes de destaque neste segmento.
Plataformas de e-learning oferecem acesso a uma variedade de cursos e materiais para diversas áreas. Como os alunos podem estudar em seu tempo, o modelo de aprendizagem mais flexível se destaca pela conveniência. Com a tecnologia como facilitador no compartilhamento de conteúdo aos alunos, a aprendizagem em nuvem traz vantagens para além do acesso remoto, como segurança, backup de dados e economia. Outra característica importante é a personalização do aprendizado, que pode se adaptar ao ritmo e ao estilo de estudo de cada pessoa.
Com cada vez mais recursos e ferramentas tecnológicas para tornar o e-learning mais efetivo, eficiente e interessante, a revolução digital que está transformando inúmeras áreas da sociedade, também atinge a educação. A convergência de vários fatores está impulsionando a ascensão meteórica das plataformas de aprendizagem online, projetando um futuro onde a educação e o desenvolvimento profissional serão moldados por essas inovações.
Quais as tendências para o e-learning
O cenário educacional está mudando rapidamente com a ascensão do modelo de e-learning. Nele, os produtos são divididos em três categorias: móvel, local e nuvem. A pesquisa aponta que a participação de mais de 60%, está concentrada na computação em nuvem.
O mercado de plataformas e software de aprendizagem online é impulsionado principalmente pela crescente necessidade de soluções para tornar os cursos mais atraentes e eficientes. A pesquisa mostra que a aprendizagem digital está substituindo gradualmente o modelo tradicional de educação, e se diferencia principalmente por poder proporcionar uma aprendizagem remota. Indivíduos, organizações e instituições educativas estão adotando cada vez mais estas plataformas para fornecer acesso a uma ampla gama de informações instrucionais.
Uma das tendências mais marcantes é a ascensão das capacidades de aprendizagem personalizadas e adaptativas nas plataformas online. As tecnologias inovadoras estão maximizando o envolvimento e a atualização do conhecimento, oferecendo uma experiência educacional personalizada para cada aluno. Com a popularização da análise de dados e da inteligência artificial, está mais fácil ajustar o conteúdo com base no desempenho e nas habilidades individuais, oferecendo uma jornada hiperpersonalizada aos alunos.
O impacto do ChatGPT e da Inteligência Artificial na educação
Outro ponto que merece destaque é a utilização do ChatGPT, que na educação está mudando a forma como os professores abordam o ensino. O uso disruptivo do ChatGPT na educação vai além da correção de textos. Entre os aspectos positivos estão o potencial para estimular a interatividade e a otimização de tarefas administrativas.
A capacidade do ChatGPT de oferecer respostas personalizadas com base nas interações anteriores está permitindo a criação de experiências de aprendizagem mais adaptativas.