Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os efeitos da meditação para o trabalho, segundo seis executivos

Os efeitos da meditação para o trabalho, segundo seis executivos

A meditação é uma prática cada vez mais em alta. Saiba como exercícios de atenção plena podem ajudar a lidar com desafios profissionais

Ansiedade, depressão, insônia, compulsões… esses problemas sempre existiram, mas estão tomando uma proporção cada vez maior na sociedade, principalmente após a pandemia de Covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de pessoas ansiosas no país. E dentre as causas desses males está o mercado de trabalho – a alta competitividade, os salários baixos e o medo do desemprego tiram o sono de muitos trabalhadores.

Por isso, executivos de diversos ramos vêm apostando na meditação para o trabalho, método que auxilia no relaxamento, estimula a criatividade e aumenta a concentração. Nos Estados Unidos, empresas como Google, Facebook, Samsung e eBay permitem que os colaboradores tirem um momento do dia para meditar.

Tudo começou com Jobs

Antes de fundar a Apple, comprar a Pixar e se tornar milionário aos 25 anos, Steve Jobs foi até a Índia em busca de um guru que lhe trouxesse iluminação espiritual. Após percorrer diversas aldeias, ele voltou para casa determinado a continuar com a prática de meditação – e a realizou até o fim de sua vida. “Ao voltar, depois de sete meses em aldeias indianas, vi a loucura do mundo ocidental, bem como sua capacidade para o pensamento racional. Se você simplesmente sentar e observar, verá como sua mente é inquieta”, contou o empresário em sua biografia autorizada, escrita por Walter Isaacson.

Jobs foi o responsável pela popularização da prática de mindfulness ligada ao empreendedorismo, já que muitas de suas ideias e inovações vieram dos momentos em que o empresário meditava. “Sua mente simplesmente fica mais lenta, e você vê uma expansão tremenda do momento. Você enxerga tanta coisa que poderia ter visto antes. É uma disciplina, você tem de praticá-la”, conta o livro.

Os benefícios da meditação na vida laboral

O dia a dia nas empresas, muitas vezes, sobrecarrega os funcionários e empreendedores. Com a atenção plena inserida na rotina de trabalho, muitas corporações relatam aumento na produtividade, foco e disposição dos empregados, além do melhor convívio entre pessoas. “O ambiente de trabalho determina a qualidade da empresa e dos funcionários que ela irá manter ou atrair. Quanto mais os colaboradores conseguem se livrar de comportamentos destrutivos, como surtos de raiva, inveja e a tendência para reclamação inútil, mais agradável se torna trabalhar nessa equipe”, explica o consultor empresarial Rafeek Albertoni.

Além disso, os líderes das companhias também são beneficiados quando praticam o mindfulness, já que a técnica “faz uma conexão com os nossos sentimentos e nos ajuda a gerenciá-los com inteligência emocional, ampliando o conhecimento de nós mesmos e a maneira como lidamos com os problemas, com as outras pessoas e com o nosso trabalho”, conta o especialista.

A meditação no trabalho tem sido usada por muitos executivos exatamente para ajudar a lidar melhor com os desafios profissionais e de gestão de equipe. Segundo a dissertação de doutorado “Como tornar-se ‘orientado’ para os outros: o valor do mindfulness para líderes e o desenvolvimento da liderança”, da professora Laura Urrila, da Universidade de Vaasa, na Finlândia, as lideranças que adotam a prática costumam promover um ambiente de trabalho com mais autonomia e liberdade aos colaboradores e entendem melhor o estado emocional das equipes.

A pesquisadora examinou as experiências de 62 líderes que utilizaram programa de mindfulness por oito semanas, com práticas simples como respiração consciente, visualização “calmante” e atitudes compassivas no trabalho diário, em interação constante com os subordinados. E os resultados mostraram que o mindfulness beneficia toda a equipe de trabalho, já que a pessoa que participa de um treinamento de atenção plena tende a espalhar esse conhecimento.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Aplicação em empresas brasileiras

O Gympass, plataforma de bem-estar corporativo, anunciou recentemente uma parceria com o Headspace Health, que inclui o Headspace ao seu conjunto de aplicativos e serviços de bem-estar. Para incentivar a prática, as plataformas se uniram para convidar executivos de empresas como Hurb, Cesar, Aramis, Oliveira Trust e Digio para contar sobre a sua experiência com a meditação.

Flavio Reghini, diretor global de Brand Marketing e Criação do Gympass: “Em determinado momento da minha vida, me vi desconfortável com a saúde do meu corpo. Foi aí que comecei a repensar e estudar mais sobre os alimentos que consumo e o impacto que isso tem na minha disposição diária e na minha relação com o sono – onde a respiração veio como consequência dessa jornada e aprender técnicas de meditação foi o meu primeiro passo”, conta. Para ele, o controle emocional é um dos maiores benefícios da meditação: “Já tive episódios de pressão arterial elevada e, com a meditação, vi os números melhorarem rapidamente. Além disso, é impressionante o impacto no sono. É comum a insônia aparecer, dependendo de como estão os desafios de rotina. E aí que conto com a meditação para ajudar a retomar minhas horas de sono, que são fundamentais para a saúde”.

Antes de começar, Flavio Reghini mergulhou no conhecimento científico por trás da técnica, estudou sobre como a velocidade da respiração, as pausas e os movimentos com o pulmão poderiam influenciar diretamente na busca por uma sensação de bem estar. Mesmo depois de alcançar os resultados desejados, há cerca de quatro anos, o empresário não parou mais de meditar.

Richard Stad, CEO da Aramis: “Eu comecei a meditar há dois anos e virou um hábito. A princípio, li um livro sobre respiração que chamou minha atenção sobre o assunto. A partir daí, comecei a me aprofundar nesse universo. Escuto muitos podcasts que tratam sobre o poder da prática da meditação e da inspiração para acalmar a mente e organizar os pensamentos e, assim, decidi começar a praticar”. O empresário destaca a importância de conhecer os diversos formatos de meditação e entender qual funciona melhor para cada pessoa. Alguns exemplos são: a meditação guiada, a do silêncio, o ato de caminhar e meditar, entre muitas outras.

Carlos Pompeu, Gerente de Relacionamento Educacional da CESAR School: O profissional afirma que começou a meditar ainda na adolescência, há mais 30 anos. “Tudo começou com as leituras que fazia sobre a Índia e a cultura dos Vedas. Sempre fui curioso quando assunto era história e religião. E nessa busca espiritual, encontrei muitos relatos sobre como as técnicas de meditação ajudavam nesse propósito. O interesse foi tanto, que tive a oportunidade de ir à Índia e meditar na fonte. Nessa jornada de descoberta, conheci e testei diversas formas de meditação, mas no fim, me encontrei na meditação transcendental (MT). Além de ser uma técnica que nasceu na Índia, a MT é algo muito simples de praticar e é eficaz. Basta escolher um lugar calmo e confortável e chamar o mantra para começar o processo. Claro, tem um caminho de aprendizado a ser percorrido, mas depois que aprendemos, tudo flui”, relata o executivo.

Para Carlos Pompeu, os principais benefícios da prática são sentir paz interior e aumentar o discernimento. “O que aprendi nesses anos todos foi que, quando medito com regularidade, consigo acalmar a mente de uma maneira profunda e desacelerar o corpo nos momentos mais críticos. Quando enfrento grandes desafios, seja na vida profissional ou pessoal, sempre reforço as práticas de meditação”.

Otávio Simões Brissant, Head de Pessoas e Cultura e Diretor Jurídico do Hurb: Otávio pratica meditação transcendental duas vezes por dia – uma pela manhã, ao acordar, e outra no final da tarde, para relaxar. “Esse hábito me causa a sensação de estar recomeçando o dia: meu cérebro se renova e todo o cansaço vai embora, passo a ter uma sensação de clareza de pensamentos. No decorrer da meditação, o ideal é esvaziar a mente e pensar somente nos mantras. Contudo, em muitos momentos durante a prática, me vieram respostas de situações complexas que eu estava vivendo, seja profissionalmente ou pessoalmente, soluções que eu até então não tinha pensado”.

Pelos benefícios da meditação, Otávio e o time do Hurb decidiram, em 2021, incluir yoga e a meditação no escopo de wellbeing da empresa. “São duas atividades que mexem com o controle mental e com o equilíbrio e, naquela época, estávamos começando a nos recuperar da pandemia. Então, no início, o Hurb deteve-se muito na saúde mental”, explica.

Conheça o Mundo do CX

Rayane Queiroz, Coordenadora de Análise de Risco da Oliveira Trust: Seu motivador para iniciar a prática é que seu extenso histórico de problemas para se concentrar durante a adolescência. O quadro foi evoluindo para sintomas de ansiedade mas, com a meditação, Rayane Queiroz conseguiu melhorar o controle das flutuações mentais, ajudando a reduzir os problemas de concentração.

No ambiente profissional, ela enxerga que a meditação tem um efeito muito positivo: “Em momentos em que recebo muitas informações ao mesmo tempo, os anos de prática me ajudam a organizar as ‘caixinhas de assuntos a serem tratados’, trazem calma para observar as demandas mais urgentes e ter foco nelas”, afirma.

Para quem deseja iniciar a prática de meditação, a dica de Rayane é começar com alguns minutos por dia e evoluir gradativamente. Para quem tem dificuldade de se concentrar, ela indica a técnica de imaginar alguma figura geométrica e permanecer observando por alguns instantes. Toda vez que o pensamento fugir, o objetivo é voltar para a observação. Isso irá ajudar a reduzir as flutuações mentais, o que auxilia a organizar melhor os pensamentos.

Beatriz Nóbrega, Superintendente Executiva de Gente, Gestão e Experiência do Cliente do Digio: Com 10 anos de prática, Beatriz Nóbrega conta que a primeira vez que teve contato com a meditação foi durante a transformação cultural de uma empresa que trabalhou anteriormente: “Após ensinarem o efeito da amígdala cerebral em nosso comportamento, sugeriram a meditação como técnica de clareza mental e melhoria da qualidade de presença na gestão. Porém, só comecei a praticar mesmo quando conheci as meditações guiadas do Deepak Chopra após um processo profundo de autoconhecimento”.

Ela destaca a sensação de esvaziamento, positividade, reenergização e a qualidade de presença como os grandes benefícios da meditação. “Se eu não meditar, tenho um dia de trabalho regular. Quando medito, tenho um dia mais leve, cheio de alegria e energia”, pontua.


+ Notícias

O que será normal no futuro? Rohit Bhargava destrincha tendências no SXSW

A importância do repertório emocional: você tem?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]