Pesquisar
Close this search box.
/
/
Edutainment: projeto ensina programação a jovens e crianças

Edutainment: projeto ensina programação a jovens e crianças

Projeto de crowdfunding permite contribuir para a divulgação do projeto, baseado no conceito de edutainment

Você sabe o que é edutainment? É a prática de gerar interesse em temas escolares e acadêmicos por meio do entretenimento.

 

A modalidade começa a ganhar espaço ao redor do mundo, como maneira de atrair o interesse dos jovens por algo que nem sempre consegue atraí-los: os estudos.

 

Atualmente, uma grande dificuldade é gerar interesse dos jovens de aprenderem conhecimento que a princípio parece não ser tão relevantes para eles no momento, mas que está intrínseco em sua formação no médio e longo prazo. É o caso da matemática, e como exemplo mais atual, a lógica de programação.

 

O que tem ocorrido é a dificuldade de se ter conteúdo educacional ou uma metodologia para promover esta inserção do conhecimento no dia-a-dia dos jovens.

 

Muitas aulas de informática que são oferecidas em escolas do fundamental I e II, tanto do ensino público quanto do privado, acabam não tendo esta finalidade.

 

Apenas promovem o uso do computador e de aplicativos específicos. E isto, basicamente, nos dias atuais acaba desestimulando os alunos em sala de aula e associando este conhecimento a uma atividade meramente de usuário e não de promoção da forma de raciocinar.

 

Para buscar trabalhar melhor este tema junto aos jovens, dezenas de personalidades do mundo se uniram para criar um projeto para ensinar conceitos de programação de uma forma simples e divertida. O projeto chama-se a Hora do Código. A motivação do projeto é simples: hoje em dia, praticamente tudo que está à nossa volta tem algum software. Independente de ser ou não um software, a lógica de compreender programação é fundamental para o desenvolvimento de um raciocínio lógico e criativo, pois envolve buscar soluções para problemas reais.

 

Aqui no Brasil, ainda existem poucas iniciativas para promover o projeto, contudo uma das mais criativas se propõe a despertar o interesse de jovens de 9 a 13 anos por meio do aumento dos estímulos baseado no conceito de Edutainment (Envolvimento, Imersão e Interação) para melhorar a qualidade da transferência do conhecimento. Para isto, será utilizando um kit que possui um robozinho que se movimenta, emite som, aciona luzes e interage com outros sensores usando uma interface amigável. Esta interface é baseada na plataforma Scratch  desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Esse kit também possui apostilas com atividades para ajudar os usuários nos primeiros passos do aprendizado de lógica de programação e tópicos de matemática.

 

A iniciativa está sendo promovida por um grupo de voluntários da área de computação. Entre eles, o Prof. Neto e a Profa. Lucy Mari da faculdade IBTA, a Profa. Junia Anacleto da UFSCar e o Prof. Luiz Martins da UNIFESP.  O Professor Neto comenta que atualmente, o grupo está com uma campanha para arrecadação de fundos na plataforma de crowdfunding Kickante para promover 20 oficinas para os jovens se envolverem com o tema de lógica de programação e matemática. A proposta é alcançar nestas oficinas mais de duas mil pessoas. Sendo a meta, atingir cinquenta porcento de público de ambos os sexos.

 

Para aqueles que querem ajudar na divulgação ou mesmo contribuir com a causa. Pode acessar o link da campanha que é: http://www.kickante.com.br/campanhas/kit-robotico-para-hora-do-codigo

 

LEIA MAIS:

As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros

Conheça algumas funções escondidas no seu iPhone

Operadoras lançam campanha sobre internet móvel

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]