Pesquisar
Close this search box.
/
/
EDP inova com hackathon destinado a comunidade tecnológica

EDP inova com hackathon destinado a comunidade tecnológica

Companhia de energia lança desafio que premiará vencedor com 5 mil euros, o que representa aproximadamente 20 mil reais. Saiba mais

Inovação é uma palavra que sai do discurso na EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico. A companhia lançou um desafio a estudantes, acadêmicos, startups e toda a comunidade tecnológica para analisar dados operacionais de suas usinas, mapear desafios relacionados ao negócio e buscar soluções de problemas operacionais de turbinas eólicas. O vencedor do hackathon – maratona de programação -, receberá a premiação de 5 mil euros, o que dá por volta de 20 mil reais.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Para Lívia Brando, gestora executiva de inovação da EDP, a ação abre diversas possibilidades de atuação. “Trata-se de uma plataforma open data, onde podem se inscrever cientistas de dados, hackers, etc. Ele pode fazer o download com dados reais de unidades de negócios de geração de energia, temperatura e interferências na criação de energia eólica”, explica. A executiva acrescenta que o canal surgiu com proposta democrática na participação. “Numa plataforma online qualquer pessoa pode participar. A ideia do lançamento foi essa. Como ela será permanente, devem entrar outros dados novos” disse.

Os interessados em participar devem desenvolver um modelo de previsão de falhas para turbinas eólicas com proposta de antecipar possíveis manutenções e, consequentemente, diminuir o tempo de parada nas usinas de geração de energia renovável. Os finalistas deverão apresentar seus projetos a um corpo técnico de profissionais da companhia.

Lívia Brando explica que a iniciativa surge na esteira de um interesse crescente de analytics nas melhores práticas do mercado. “O que temos visto é que essa área de dados e analytics tem crescido muito. Existe uma comunidade interna (na EDP) bem forte nesse segmento e eles começaram a se juntar para criar informações para resolver problemas. Vimos a oportunidade e expandir isso para o mercado. A ideia é soltar desafios, porque algoritmo não tem patente, é muito mais para compartilhar aprendizado. O objetivo é se apresentar a esse ecossistema externo e, também, a troca entre pessoas de dentro para fora da empresa, observando possíveis talentos”, explica.

Inovação em outras frentes

A EDP atua sob o conceito de inovação aberta, de modo que a empresa desenvolve outras ações nesse contexto. “Temos várias outras iniciativas apoiadas nesse conceito de inovação aberta, desde startups, parceiros de negócios, instituições acadêmicas, etc. Temos um outro programa voltado para aceleração de startups, onde a ideia é observar tecnologias no mercado e convidamos essas empresas a trabalharem e aplicarem essa tecnologia no setor de energia”, conclui Lívia. Uma vez que a parceria com a startup se consolida, ela pode virar um fornecedor, partir para um modelo conjunto, ou até mesmo um investimento em equity.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]