/
/
Economia colaborativa: vim para revolucionar

Economia colaborativa: vim para revolucionar

A revolução no mundo dos negócios assusta quem tem medo ou insegurança relacionadas à mudanças, mas as pessoas não percebem que isso da abertura para inovações

 

?O avanço das plataformas de tecnologia que nos permite compartilhar negócios, casa de praia, vaga de garagem, carro, permite, também, que pequenas empresas tenham acesso a recursos tecnológicos para atingir o consumidor?, afirmou Marcelo Coutinho, professor EAESP/FGV.

O objetivo do painel sobre economia colaborativa é discutir sobre a criação de empresas inovadoras e com geração de receita. Além disso, mostrar que não é apenas do Uber e do Airbnb que é feito o universo de compartilhamento. ?O Uber não é todo mercado sharing economy. Importante é que isso não aconteceu por acaso, existem fatores. Uma capilaridade de aparelhos móveis muito grande, a crise econômica e a mudança de paradigma social onde as pessoas utilizam mais as redes sociais?, comentou Luiz Candreva, Fundador e CEO do aZ Park.

?Quem estaciona o carro sabe que existe escassez de vagas, por isso é bem caro estacionar. Quando uma pessoas física oferece o serviço, as coisas fluem mais rapidamente. O Airbnb é um exemplo?. Por meio do aplicativo eZ Park você consegue estacionar onde houver uma vaga disponível. Existem parcerias com estacionamentos para que as vagas dos estabelecimentos sejam oferecidas, também, pelo app.

Já o iFood é um canal de tecnologia por meio da qual você consegue atender mais por a um preço melhor. ?Com o retorno do iFood, hoje os donos de restaurante podem investir mais em outras mídias?, contou Felipe Fioravante, Fundador e CEO do iFood.com.

Mas uma dúvida lançado pelo professor Marcelo pode ser de grande parte das pessoas que ainda não fazem uso da sharing economy. ?Dividir as coisas pressupõe confiança, que tem a ver com experiência da sociedade. Nós sabemos que no país o índice de confiança é baixo, além disso, existe a questão jurídica. Como vocês agem com relação a isso??.

?Com o volume que temos de procura, conseguimos ter uma boa base de retorno para os restaures. São milhões de pessoas avaliando milhões de restaurantes. A questão do sharing é que o custo baixa muito e a qualidade aumenta?, comenta Felipe.

?Confiança é quase como uma moeda, com uma reputação melhor, as pessoas escolherão seu produto. Depois que você usa o Uber, por exemplo, fica difícil voltar para o taxi. Na verdade, o app não mata o taxi, o taxi fez com que o Uber surgisse. O problema das grandes indústrias é que elas fazem com que surjam sharing economys promissoras?, afirmou Luiz.

O CEO do eZ Park contou que foi procurado pelas montadoras GM e Citroen. ?As montadoras percebem a necessidade de se movimentar para conseguir antecipar a evolução?.

Mas, e com relação ao mercado; se todos pensarem em uma estratégia inovadora, como fica o mercado? ?O monopólio é importante para criar escala, mas é possível trabalhar na horizontal?, finaliza Felipe.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]