Pesquisar
Close this search box.
/
/
Economia colaborativa: vim para revolucionar

Economia colaborativa: vim para revolucionar

A revolução no mundo dos negócios assusta quem tem medo ou insegurança relacionadas à mudanças, mas as pessoas não percebem que isso da abertura para inovações

 

?O avanço das plataformas de tecnologia que nos permite compartilhar negócios, casa de praia, vaga de garagem, carro, permite, também, que pequenas empresas tenham acesso a recursos tecnológicos para atingir o consumidor?, afirmou Marcelo Coutinho, professor EAESP/FGV.

O objetivo do painel sobre economia colaborativa é discutir sobre a criação de empresas inovadoras e com geração de receita. Além disso, mostrar que não é apenas do Uber e do Airbnb que é feito o universo de compartilhamento. ?O Uber não é todo mercado sharing economy. Importante é que isso não aconteceu por acaso, existem fatores. Uma capilaridade de aparelhos móveis muito grande, a crise econômica e a mudança de paradigma social onde as pessoas utilizam mais as redes sociais?, comentou Luiz Candreva, Fundador e CEO do aZ Park.

?Quem estaciona o carro sabe que existe escassez de vagas, por isso é bem caro estacionar. Quando uma pessoas física oferece o serviço, as coisas fluem mais rapidamente. O Airbnb é um exemplo?. Por meio do aplicativo eZ Park você consegue estacionar onde houver uma vaga disponível. Existem parcerias com estacionamentos para que as vagas dos estabelecimentos sejam oferecidas, também, pelo app.

Já o iFood é um canal de tecnologia por meio da qual você consegue atender mais por a um preço melhor. ?Com o retorno do iFood, hoje os donos de restaurante podem investir mais em outras mídias?, contou Felipe Fioravante, Fundador e CEO do iFood.com.

Mas uma dúvida lançado pelo professor Marcelo pode ser de grande parte das pessoas que ainda não fazem uso da sharing economy. ?Dividir as coisas pressupõe confiança, que tem a ver com experiência da sociedade. Nós sabemos que no país o índice de confiança é baixo, além disso, existe a questão jurídica. Como vocês agem com relação a isso??.

?Com o volume que temos de procura, conseguimos ter uma boa base de retorno para os restaures. São milhões de pessoas avaliando milhões de restaurantes. A questão do sharing é que o custo baixa muito e a qualidade aumenta?, comenta Felipe.

?Confiança é quase como uma moeda, com uma reputação melhor, as pessoas escolherão seu produto. Depois que você usa o Uber, por exemplo, fica difícil voltar para o taxi. Na verdade, o app não mata o taxi, o taxi fez com que o Uber surgisse. O problema das grandes indústrias é que elas fazem com que surjam sharing economys promissoras?, afirmou Luiz.

O CEO do eZ Park contou que foi procurado pelas montadoras GM e Citroen. ?As montadoras percebem a necessidade de se movimentar para conseguir antecipar a evolução?.

Mas, e com relação ao mercado; se todos pensarem em uma estratégia inovadora, como fica o mercado? ?O monopólio é importante para criar escala, mas é possível trabalhar na horizontal?, finaliza Felipe.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]