A pauta ESG não é uma novidade entre lideranças e empresas. Políticas de incentivo à sustentabilidade, causas ambientais e sociais aparecem com certa frequência em programas de metas das instituições. A felicidade é quando se encontra uma iniciativa posta em prática – e funcionando, muito bem, obrigada.
E foi o que descobrimos durante uma visita técnica à IKEA, em Lisboa. Para a marca, o propósito de ser sustentável é o que ajuda na construção da experiência do cliente. E é a partir dele que as ações ganham valor. Um dos destaques da loja é o programa focado na economia circular.
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Para entender melhor:
Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
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A iniciativa se divide em diversas frentes, com algumas metas em mente. Por exemplo, a IKEA tem por objetivo alcançar a marca de 70% de produtos feitos a partir de materiais recicláveis e, até 2026, a empresa pretende disponibilizar todos os seus produtos para aluguel.
Ou seja, você não precisará necessariamente adquirir o produto. Poderá apenas alugar por um período e, pagando, portanto, somente pelo tempo de uso. E o ciclo não é finalizado na devolução. Após o retorno da compra alugada para a loja, o produto vai para a reciclagem, servindo de matéria-prima para novos artigos. De qualquer maneira, nada se perde. A qualidade é mantida. Essa é a economia circular na prática.
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A política de devolução também é um pouco diferente das que normalmente encontramos. Cansou da sua compra após um ano? Não tem problema, o período de devolução da loja é de 365 dias.
Outro ponto interessante é como a IKEA se prepara para apresentar as ações em prol da sustentabilidade ao longo de suas instalações. É algo que podemos chamar de eduplay.
Educar, engajar e encantar
Imagine andar por uma exposição de decoração. Essa é a mesma sensação de visitar a IKEA em Lisboa, em Portugal. O que é diferente, no entanto, é que o conceito de marketing é muito bem estruturado fundamentando-se no eduplay. Informações para educar o cliente com uma abordagem lúdica, com montagens e ideias de decoração para inspirar, encantar e incentivar o consumidor a pensar nas possibilidades.
E é assim que a empresa se destaca ainda mais em suas práticas da agenda ESG. Fomentando o letramento de um novo modelo de consumo, novas práticas fundamentadas em valor e propósito, o que é muito importante quando se leva em consideração as exigências do público da geração Z, cada vez mais consciente e preocupada com o meio ambiente, e que conquistam também por propor alternativas mais economicamente viáveis.
*A cobertura do Web Summit é uma parceria da Consumidor Moderno com Oásis Lab.
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