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O que esperar das compras online no Brasil em 2025?

O que esperar das compras online no Brasil em 2025?

Impulsionado pela tecnologia, e-commerce brasileiro vive fase marcada pela tecnologia e pela busca por segurança e conveniência.

Nos últimos anos, o e-commerce se consolidou como um pilar no comportamento de compra dos brasileiros, e as variações para 2025 indicam que essas características tendem a crescer. Com as novas tecnologias e uma demanda cada vez maior por praticidade e segurança, o comércio eletrônico enfrenta desafios e oportunidades para se adaptar ao perfil e às expectativas do consumidor. Um novo estudo realizado pela Opinion Box em parceria com a Octadesk traz insights valiosos sobre as tendências que devem moldar o e-commerce em 2025.

Para entender as preferências do consumidor, o estudo mostrou um crescimento progressivo nas compras feitas via internet nos seis meses que antecederam os levantamentos, feitos em julho de 2024. 56% das pessoas fizeram mais aquisições nas lojas online do que em físicas. Além disso, mostrou que 88% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez ao mês, e muitos consumidores afirmam que devem comprar ainda mais online nos próximos meses.

O acesso a smartphones pode ser um diferencial nesse aumento, uma vez que a pesquisa aponta que o celular é o dispositivo preferido para compras, com 73% dos consumidores usando essa ferramenta para adquirir seus produtos. Isso evidencia que as empresas devem priorizar uma experiência de navegação responsiva e fluida para dispositivos móveis. Outro ponto importante do levantamento mostra que 50% dos entrevistados fazem comparação de preços com os concorrentes antes de fechar a compra.

O que esperar do e-commerce em 2025?

De acordo com o levantamento, entender os números de 2024 é importante para traçar as estratégias de 2025. Para o próximo ano, esse mercado continuará aquecido. Isso, segundo o estudo, diz respeito ao fato de 51% dos participantes do estudo afirmarem que vão aumentar frequência de compras online nos próximos 12 meses. Além de o fato de que comprar online passou a fazer parte do dia a dia do consumidor brasileiro, outros fatores influenciam os bons resultados do e-commerce. Entre eles estão:

  • Frete grátis (72%);
  • Promoções (61%);
  • Prazo de entrega (48%);
  • Cupons de desconto (44%);
  • Facilidade de compra (38%);
  • Forma de pagamento (35%);
  • Opinião de especialistas e influenciadores (8%).

A influência dos criadores de conteúdo continua crescendo, com 45% dos consumidores admitindo que já receberam produtos recomendados por influenciadores. Esse número ilustra o quanto a recomendação de influenciadores é relevante, especialmente para o público jovem, que confia nas sugestões de seus ídolos digitais. No entanto, o poder dos influenciadores vai além da recomendação. Atualmente, eles oferecem uma experiência de compra mais autêntica, mostrando produtos em uso e interagindo diretamente com o público, o que gera confiança e fideliza os consumidores.

Canais de compra: sites, marketplaces e redes sociais

Outro ponto alto do estudo é a diversidade de canais onde as compras ocorreram. Enquanto sites e marketplaces dominam com 65% e 60% das preferências, respectivamente, aplicativos próprios das marcas (54%) também ganham espaço. Ou seja, os consumidores estão interessados ​​em usar as ferramentas mais convenientes para acessar produtos.

As redes sociais também têm se tornado espaços cruciais na jornada de compras e conquistam 14% dos consumidores na hora de fechar a aquisição de um produto. A popularidade do Instagram e do TikTok como plataformas de pesquisa de produtos demonstram que devem estar atentas a estratégias que integram redes sociais e e-commerce. O WhatsApp também aparece no estudo, com 9% de preferência.

Segurança: a percepção de risco no e-commerce

O relatório também destaca uma preocupação recorrente: a segurança nas compras online. A confiança dos consumidores ainda é um ponto de atenção, já que 91% dos consumidores afirmaram já ter abandonado uma compra por suspeita de fraude. A aparência profissional do site e a presença de avaliações são aspectos que influenciam a percepção de confiabilidade de uma loja. Para o varejo online, isso significa que adotar medidas de segurança visíveis e investir em uma experiência transparente pode ser a chave para reduzir o abandono de compras.

Novas tecnologias de pagamento: Pix, cartão e QR Code

A diversificação dos meios de pagamento continua a ser uma tendência forte. Em 2025, o sistema Pix se manterá como um dos favoritos, ao lado do cartão de crédito – ambos com 88% de escolha do consumidor –, especialmente pelo baixo custo e agilidade da transação. O QR Code (71%) e carteiras digitais como PayPal e Apple Pay (48%) também estão se destacando, oferecendo alternativas rápidas e convenientes que atendem a diferentes perfis de consumidor.

Por fim, o estudo ressalta a necessidade de entender a mudança do consumidor brasileiro. Isso é essencial para empresas que buscam destaque no próximo ano. As preferências de compra evoluem com novas tecnologias, e marketplaces, aplicativos de loja e redes sociais se destacam como canais de compra preferidos. Além disso, metade dos consumidores pretende aumentar suas compras online no próximo ano, o que indica potencial de crescimento.

*Foto: Shutterstock.com

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