Nos últimos anos, o e-commerce se consolidou como um pilar no comportamento de compra dos brasileiros, e as variações para 2025 indicam que essas características tendem a crescer. Com as novas tecnologias e uma demanda cada vez maior por praticidade e segurança, o comércio eletrônico enfrenta desafios e oportunidades para se adaptar ao perfil e às expectativas do consumidor. Um novo estudo realizado pela Opinion Box em parceria com a Octadesk traz insights valiosos sobre as tendências que devem moldar o e-commerce em 2025.
Para entender as preferências do consumidor, o estudo mostrou um crescimento progressivo nas compras feitas via internet nos seis meses que antecederam os levantamentos, feitos em julho de 2024. 56% das pessoas fizeram mais aquisições nas lojas online do que em físicas. Além disso, mostrou que 88% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez ao mês, e muitos consumidores afirmam que devem comprar ainda mais online nos próximos meses.
O acesso a smartphones pode ser um diferencial nesse aumento, uma vez que a pesquisa aponta que o celular é o dispositivo preferido para compras, com 73% dos consumidores usando essa ferramenta para adquirir seus produtos. Isso evidencia que as empresas devem priorizar uma experiência de navegação responsiva e fluida para dispositivos móveis. Outro ponto importante do levantamento mostra que 50% dos entrevistados fazem comparação de preços com os concorrentes antes de fechar a compra.
O que esperar do e-commerce em 2025?
De acordo com o levantamento, entender os números de 2024 é importante para traçar as estratégias de 2025. Para o próximo ano, esse mercado continuará aquecido. Isso, segundo o estudo, diz respeito ao fato de 51% dos participantes do estudo afirmarem que vão aumentar frequência de compras online nos próximos 12 meses. Além de o fato de que comprar online passou a fazer parte do dia a dia do consumidor brasileiro, outros fatores influenciam os bons resultados do e-commerce. Entre eles estão:
- Frete grátis (72%);
- Promoções (61%);
- Prazo de entrega (48%);
- Cupons de desconto (44%);
- Facilidade de compra (38%);
- Forma de pagamento (35%);
- Opinião de especialistas e influenciadores (8%).
A influência dos criadores de conteúdo continua crescendo, com 45% dos consumidores admitindo que já receberam produtos recomendados por influenciadores. Esse número ilustra o quanto a recomendação de influenciadores é relevante, especialmente para o público jovem, que confia nas sugestões de seus ídolos digitais. No entanto, o poder dos influenciadores vai além da recomendação. Atualmente, eles oferecem uma experiência de compra mais autêntica, mostrando produtos em uso e interagindo diretamente com o público, o que gera confiança e fideliza os consumidores.
Canais de compra: sites, marketplaces e redes sociais
Outro ponto alto do estudo é a diversidade de canais onde as compras ocorreram. Enquanto sites e marketplaces dominam com 65% e 60% das preferências, respectivamente, aplicativos próprios das marcas (54%) também ganham espaço. Ou seja, os consumidores estão interessados em usar as ferramentas mais convenientes para acessar produtos.
As redes sociais também têm se tornado espaços cruciais na jornada de compras e conquistam 14% dos consumidores na hora de fechar a aquisição de um produto. A popularidade do Instagram e do TikTok como plataformas de pesquisa de produtos demonstram que devem estar atentas a estratégias que integram redes sociais e e-commerce. O WhatsApp também aparece no estudo, com 9% de preferência.
Segurança: a percepção de risco no e-commerce
O relatório também destaca uma preocupação recorrente: a segurança nas compras online. A confiança dos consumidores ainda é um ponto de atenção, já que 91% dos consumidores afirmaram já ter abandonado uma compra por suspeita de fraude. A aparência profissional do site e a presença de avaliações são aspectos que influenciam a percepção de confiabilidade de uma loja. Para o varejo online, isso significa que adotar medidas de segurança visíveis e investir em uma experiência transparente pode ser a chave para reduzir o abandono de compras.
Novas tecnologias de pagamento: Pix, cartão e QR Code
A diversificação dos meios de pagamento continua a ser uma tendência forte. Em 2025, o sistema Pix se manterá como um dos favoritos, ao lado do cartão de crédito – ambos com 88% de escolha do consumidor –, especialmente pelo baixo custo e agilidade da transação. O QR Code (71%) e carteiras digitais como PayPal e Apple Pay (48%) também estão se destacando, oferecendo alternativas rápidas e convenientes que atendem a diferentes perfis de consumidor.
Por fim, o estudo ressalta a necessidade de entender a mudança do consumidor brasileiro. Isso é essencial para empresas que buscam destaque no próximo ano. As preferências de compra evoluem com novas tecnologias, e marketplaces, aplicativos de loja e redes sociais se destacam como canais de compra preferidos. Além disso, metade dos consumidores pretende aumentar suas compras online no próximo ano, o que indica potencial de crescimento.
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