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É tempo de valorizar o que o varejo tem de melhor

É tempo de valorizar o que o varejo tem de melhor

Prêmio BR Week 2016 reconhece as empresas mais competitivas do setor, que inspiram o mercado e contribuem para a formação de um Brasil melhor

Para um Brasil melhor precisamos de iniciativas cada vez mais consistentes e competentes. Principalmente pensando em nossas empresas. O Prêmio BR Week reconheceu, nesta segunda-feira a noite (27), os melhores players do varejo brasileiro. Os grandes nomes da noite foram Netshoes, Óticas Carol, Essência Móveis e KPMG.

A premiação, que está em sua segunda edição, é baseada no estudo “As Melhores Performances do Varejo Brasileiro”, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP). O intuito é avaliar mais de 30 indicadores de performance e desempenho das empresas varejistas nacionais. Para identificar quais são aquelas que tiveram o melhor desempenho em seu segmento, a pesquisa utiliza um algoritmo exclusivo, o que permite garantir o sigilo das informações fornecidas sem comprometimento do cálculo dos indicadores de performance, de modo que os resultados obtidos permanecessem fieis ao retrato das empresas participantes.

“Nós precisamos começar a elogiar as nossas práticas brasileiras, nossas características. Temos que investir na nossa gente para ter dias melhores, temos que começar a pensar de um jeito diferente para termos um país melhor. Temos esse mérito de reconhecer as nossas melhores varejistas para inspirar o mercado a fazer melhor”, destaca Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão e Publisher da revista NoVarejo.

Os indicadores que tiveram representatividade de amostra foram agrupados em seis categorias, cada qual com um peso diferente de acordo com sua importância na avaliação da performance das empresas:

  • Financeiro
  • Tecnologia da Informação
  • Operacional
  • E-Commerce
  • Recursos Humanos
  • Clientes

Confira os grandes vencedores do varejo brasileiro de 2016:

Fornecedores do Varejo:
Solução Mobile: Telefônica/Vivo
“Inovação está no core da Telefônica Vivo. Isso está presente na forma como atendemos os clientes, como criamos um mapa de onde é necessário ampliar o alcance da rede, na prestação de serviços, no desenvolvimento de serviços digitais, em diversos fatores. Entregamos valor inovando”, declara Fernando Luciano, da empresa.

Benefícios-Saúde: Bradesco Saúde
“Esse reconhecimento é fruto do esforço de mais de duas mil pessoas que trabalham na Bradesco Saúde, proporcionando cada vez mais serviços, qualidade e eficiência e, principalmente, respeito com o cliente. Não é mais difícil investir. Difícil é acreditar. O investimento vem a partir daquilo que você acredita”, afirmou Eugênio Velasques, diretor-executivo da Bradesco Saúde.

Benefícios-Alimentação: Ticket
“Estamos muito felizes por este reconhecimento. Sempre fomos parceiros dos varejistas e o prêmio BR Week é muito importante para nós”, declara Gilles Coccoli, executivo da empresa.

Gestão de crédito: Serasa Experian
“A qualidade das nossas bases de dados é muito grande e isso faz com que possamos agregar valor ao varejo. Além disso, conseguimos gerar informações relevantes para as empresas”, destaca Manzar Feres, presidente comercial da Serasa Experian.

Folhas de pagamento: Senior Sistemas
“Qualidade de produto, o foco no cliente, em oferecer o melhor pra ele, que busca cada vez mais produtividade e a evolução dos funcionários dele. Em momentos de crise, as empresas se voltam para dentro, em como melhorar a produtividade e os processos. É um ano de crescimento”, afirmou Carlenio Castelo Branco, CEO da Senior Sistemas.

Plataforma de Cloud: Amazon Web Services

Plataforma de e-commerce: Rakuten
“A Rakuten completa 20 anos no mundo, cinco anos no Brasil e acredita no varejo através do comércio eletrônico. Nesse sentido, incentivamos o varejo a fazer parte desse mercado”, afirma Patrícia Quadros, diretora comercial da Rakuten.

Ferramenta de Analytics: Google
“O varejo está ligado em performance e estamos investindo há muitos anos nessa parte de análise para que as empresas tenham melhores modelos de atribuição, conversão entre devices. A gente sabe que as pessoas têm comprado com os celulares e estamos feito cada vez mais parcerias com os varejistas para que eles possam tomar as melhores decisões e investir da maneira mais eficaz. Informação é tudo. Com uma margem cada vez mais estreita, se as pessoas não tem as melhores informações, elas não conseguem tomar as melhores decisões”, afirma Carolina Rocha, executiva do Google.

Consultorias: Falconi
“Acho que esse prêmio é um reconhecimento dos nossos clientes e isso prova que a forma com que fazemos consultoria, de entregar resultados, é o que nossos clientes esperam”, explica Bruno Henrique de Oliveira.

Auditoria: KPMG
“Nós dedicamos muito tempo ao conhecimento setorial e desenvolvemos isso através do relacionamento com o setor e da bagagem que trazemos de outras interações, inclusive de nível global”, destaca Carlos Pires, sócio da KPMG.

Segurança da Informação: MacAfee

ERP – Enterprise Resource Planning e Controle de estoque: SAP
“A SAP está há mais de 20 anos no Brasil e há mais de 15 anos no varejo. Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Principalmente quando falamos de clientes e de soluções que mexem no eixo do seu negócio: comprar, vender, precificar e distribuir. Estamos felizes em poder ajudar o varejo nisso”, aponta Elia Chatah, executivo da empresa.

Meios de pagamento digital: Pagseguro
“Temos um foco muito grande no consumidor e tentamos levar isso aos varejistas de comércio eletrônico”, explica Juan Fuentes, diretor geral do PagSeguro.

Conciliação de cartões: Software Express
“A gente está há muitos anos investindo nesse segmento de meios de pagamento e a conciliação é uma delas. O varejo precisa dessa ferramenta para ter otimização de vendas e não tem crise, é um segmento bom”, disse José Maria Mendes, diretor comercial da Software Express.

Segurança patrimonial e transporte de valores: BRINKS
“É um prazer e uma honra ser reconhecido num momento difícil como esse da nossa economia. Ser uma empresa que agrega valor ao varejista, através de inovação e soluções que, de fato, melhorem as condições do empresariado brasileiro é nosso maior orgulho e diferencial”, declara Fernando Sizenando, da BRINKS.

POS – Point of Sale e Software de emissão de nota fiscal: Linx
“Nosso foco é sempre o varejo. Então, acredito que a tecnologia por si só não basta. Por isso, conhecemos muito do negócio. Ter uma longa estrada faz com que sempre possamos inovar e ter solidez”, aponta Leandro Barankiewicz, responsável pela área comercial da Linx.

Categoria Melhor Varejista por Segmento

Atacarejo e Cash & Carry: Assaí Atacadista
“Este reconhecimento é resultado do envolvimento dos 19 mil colaboradores da companhia, trabalhando juntos, focados em um objetivo único. O atacarejo cresceu em virtude de um trabalho focado para atender a esse público novo, que é o pessoa física, trabalhando em detalhes, na organização, nas empresas, abrir mais caixas para atender a esse público novo”.

E-Commerce: Netshoes
“Vencemos porque sempre procuramos inovar, fazer diferente, se espelhar em grandes empresas e mercados, deixando qualquer adversidade de lado e focando no cliente final”, aponta Juliana Ferrite, executiva da empresa.

Eletroeletrônicos e Móveis: Magazine Luiza
“Vencemos esse Prêmio por causa da paixão com que trabalhamos. O grande traço do Magazine Luiza é acreditar que o cliente é a maior razão e objetivo de existir e se dedicar a isso com paixão”, declara Patricia Pugas de Azevedo Lima, diretora executiva de gestão de pessoas do Magazine Luiza.

Farmácias, Cosméticos e Perfumarias: Raia Drogasil
“A Raia Drogasil é uma empresa que acredita no Brasil, uma empresa que abre centenas de lojas anualmente, tem milhões de clientes e tem um quadro de funcionários que é o melhor do segmento”, explica Antônio Carlos de Azevedo, diretor da área operacional da Raia Drogasil.

Livrarias e Papelarias: Saraiva
“Na verdade, é resultado do que a gente faz todos os dias, olhar para nosso cliente, trabalhar para prestar o melhor serviço, o melhor atendimento em uma estratégia multicanal, sempre tentando entregar para os nossos clientes uma experiencia de compra surpreendente e é muito gratificante ver que isso se traduz em um reconhecimento”, disse Maria Cristina de Amarante, diretora de marketing da Saraiva.

Materiais de Construção: Telhanorte
“É um reconhecimento de um esforço grande e demonstra que estamos no caminho certo. Temos feito muito esforço para melhorar a jornada do consumidor na Telhanorte. É muita pesquisa de satisfação e interação com os nossos clientes para saber o que está bom e o que precisa melhorar. É a consequência de deixar o cliente no centro
da companhia”, disse Manuel Corrêa, diretor geral da companhia.

Óticas: Óticas Carol
“Para a Óticas Carol é uma grande satisfação já que é o segundo ano consecutivo levando esse prêmio, o que nos mostra que estamos trabalhando da maneira certa. Nosso diferencial é a proposta do bom negócio: melhor preço, melhor prazo, atendimento diferenciando e, principalmente, levar uma experiência única de compra ao consumidor”, aponta Ronaldo Pereira, da Óticas Carol.

Redes Alimentícias e Fast-Food: BFFC
“É uma enorme alegria para a BFFC levar esse prêmio. Fruto de um reposicionamento da marca, que chamamos internamente de Nova Oferta, onde fizemos diversas inovações que vão desde logomarca, produtos até a forma como o consumidor interage com o negócio. Tudo com muita tecnologia”, explica Ricardo Bomeny, executivo da empresa.

Super e Hipermercados: Sonda Supermercados
“Num momento econômico como este é muito importante obter esse prêmio. É um reconhecimento de que a empresa está se organizando e se esforçando em obter os melhores resultados. Não tem segredo é trabalho!”, declara José Domingos Barral, do Sonda.

Vestuário e Lojas de Departamento: Renner
“Com certeza a obstinação do nosso time, que é focado no encantamento, no cliente e a valorização dos nossos clientes e colaboradores. Temos sempre um time que nos traz resultados consistentes e isso faz com que a
Renner esteja onde está. O segredo é foco no cliente, ouvir o que está querendo, encantar ele e antecipar o que ele quer”, disse Alfeu de Oliveira Filho, gerente regional das Lojas Renner.

Categoria Varejista do Ano por porte da empresa

Pequeno Porte: faturamento de até R$ 10 milhões: Essência Móveis

Médio Porte: faturamento entre R$ 11 milhões e R$ 500 milhões: Óticas Carol
“É uma honra ser reconhecimento por performance em um ano super difícil e desafiador. Isso nos deixa com muito orgulho e nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol.

Grande Porte: faturamento acima de R$ 500 milhões: Netshoes
“É uma honra receber este prêmio, principalmente em um ano tão difícil no mercado brasileiro. Isso comprova que fazer um trabalho diferenciado, com foco no cliente e a busca pela melhor experiência e inovação trazem bons resultados para os negócios. É isso que queremos sempre com a Netshoes!”, declara Graciela Tanaka, COO da empresa.

Categorias Especiais

Gestão de Tecnologia: Chilli Beans
“Na Chilli Beans estamos na busca constante por coisas novas. Estamos sempre questionando nosso time para entregar algo novo e inovador para nossos clientes. É muito gratificante ser reconhecido por isso”, declara Caito Maia, CEO da Chilli Beans.

Gestão Multicanal: Magazine Luiza
“A gestão multicanal é uma realidade das empresas de varejo à qual o Magazine Luíza tem se dedicado bastante, certamente por entender a necessidade do cliente que quer ser atendido de diversas formas, em diversos meios e canais”, aponta Patricia Pugas de Azevedo Lima, diretora executiva de gestão de pessoas da empresa.

Gestão de Clientes: Multivarejo
“Essa premiação é um reconhecimento de muito trabalho, persistência, de a empresa não esquecer do cliente em momento algum, em nenhum ponto de contato. Acho que tempo de crise é um tempo de se reinventar, sem perder o foco no cliente e a melhor performance vem da satisfação do cliente”, afirmou Elizabeth Evangelista Andreoli, gerente de relacionamento da Multivarejo.

Gestão Financeira: Netshoes
“Esse prêmio é superimportante para a Netshoes, já que toda a gestão da companhia está envolvida na entrega do melhor resultado para nossos clientes. Nosso diferencial com certeza está na gestão”, destaca Sérgio Povoa, executivo da empresa.

Categorias Varejo Listado em Bolsa

Listado: Raia Drogasil
“Em primeiro lugar, este reconhecimento deve-se à administração da empresa, que é muito profissional e competente e tem feito um trabalho brilhante para fazer com que a empresa seja a melhor e a maior do mercado farma do País. Temos um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos e esse planejamento faz com que a gente passe bem pela crise”, disse Antônio Carlos Azevedo, diretor da área de operações de varejo da Raia Drogasil.

Não listado: Netshoes
“A Netshoes vem fazendo um plano muito estruturado, desde 2012, buscando deixar a empresa capitalizada, sustentável, para, então, abrir capital. Então, o trabalho do time tem sido muito intenso para que consigamos alcançar grandes objetivos”, explica Márcio Chamas, diretor de Logística da Netshoes.

Parceiro de Negócios do Varejo: KPMG
“É fantástico receber este prêmio. Trata-se de um grande reconhecimento do setor. Isso é fruto dos nossos investimentos em equipe e no comprometimento em traduzir nosso conhecimento para melhorar o desempenho dos nossos clientes”, declara Carlos Augusto Pires da KPMG.

*Por Camila Mendonça, Melissa Lulio, Marcelo Brandão e Raisa Covre

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