A revista Fast Company anunciou os resultados do recorte latino-americano da edição 2019 do estudo “Empresas mais Inovadoras do Mundo”. Este ano, 5 das 10 empresas mais bem ranquadas do levantamento são brasileiras. São elas: Nubank, Grow Mobility, Magazine Luiza, Movile e PagSeguro.
O maior destaque desse recorte da revista Fast Company foi o Nubank. O banco digital não apenas foi o melhor entre os brasileiros, mas ocupou a primeira posição geral entre os latino-americanos. De acordo com a publicação, a principal inovação da empresa no ano passado foi o início da oferta de conta salário e a retirada de dinheiro em caixa eletrônico.
Mobilidade
A segunda colocação do estudo também é brasileira: a Grow Mobility. A empresa de micro mobilidade surgiu após a fusão entre a paulistana Yellow (que fornece as bicicletas amarelas) e a Grin (companhia que fornece os patinetes elétricos). De acordo com a companhia, a Grow agora opera mais de 135.000 veículos em seis países e tem planos agressivos de expansão em 2019. A Yellow já levantou US $ 63 milhões em financiamento em uma rodada liderada pelo GGV, a maior série da rodada A para uma startup latino-americana. Grin levantou US $ 45,7 milhões.
Vendedora terceirizada
O estudo mostra ainda a presença do Magazine Luiza, que ocupa a quarta posição do estudo. De acordo com o levantamento, a presença do varejista brasileira está relacionada ao programa “Magazine and You”, um programa da companhia que incentiva clientes da empresa a abrir a sua própria loja no Facebook. Em troca, os vendedores terceirizados/consumidor ganham uma comissão de 5% sobre o valor do produto. A publicação ainda cita as diversas ações desenvolvidas dentro do Luizalabs – laboratório de inovação da empresa.
Comida e pagamento
Ocupando as posições de números 7 e 8 estão Movile e PagSeguro, respectivamente. A publicação afirma que a Movile está se transformando em um aplicativo com um pouco de tudo – um movimento que surgiu na China e que vem sendo chamado de Super Aplicativos ou Super Verticais. Hoje, a empresa possui o aplicativo PlayKids, um grande sucesso no público infantil, além do Rappido, iFood e Freshtime. Além disso, ela investiu em apps como Maplink e TruckPad. Quanto ao PagSeguro, a empresa destacou o avanço da “Moderninha” sobre os negócios no Brasil.