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E-commerce ajuda Saraiva a reduzir prejuízo no trimestre

E-commerce ajuda Saraiva a reduzir prejuízo no trimestre

A companhia viu as vendas das lojas caírem no segundo trimestre, mas vendas maiores no canal on-line ajudou a empresa a reduzir o prejuízo

A Livraria Saraiva terminou o segundo trimestre com prejuízo de R$ 14,2 milhões – um prejuízo menor que o verificado no mesmo período do ano passado, quando a companhia fechou o trimestre com prejuízo de R$ 16,8 milhões.
O canal on-line ajudou a companhia a reduzir o resultado negativo. As vendas líquidas neste canal aumentaram 10,6%, totalizando R$ 133,7 milhões. O desempenho do canal, de acordo com a empresa, deve-se à estratégia de focar na Multicanalidade como pilar de diferenciação.
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A opção “Compre no site e retire na loja” cresceu 17,2% no período. O Projeto Saraiva Entrega, no qual o cliente, por meio do acesso ao estoque do E-commerce, pode comprar qualquer produto que não esteja disponível na loja para receber onde for mais conveniente, também ajudou a impulsionar o canal.

Lojas físicas

As vendas das lojas físicas, por sua vez, caíram 5,4% no mesmo período. “O canal lojas físicas tem sido mais impactado pelos efeitos da crise econômica e pelo fluxo de clientes em shopping centers, que ainda não apresenta uma evolução significativa”, explicou a empresa em relatório.
Para reverter o ritmo de queda nas vendas das lojas físicas, a Saraiva segue com o Projeto de Transformação, e também está desenvolvendo um plano de ação focado em aumentar o fluxo de clientes, melhorar a experiência de compra e incrementar a taxa de conversão nas lojas.

Eficiência

Assim como outras marcas de varejo, a Saraiva também realiza esforços para elevar a eficiência da sua operação. No segundo trimestre, a companhia reforçou o controle e a redução de despesas e na gestão do capital de giro.
“Em que pese o faturamento e a margem terem tido desempenho abaixo da expectativa, temos convicção que o foco no avanço do projeto de transformação e os planos de ação para melhoria da experiência de compra de nossos clientes e aumento da eficiência operacional continuarão surtindo efeitos positivos e contribuirão para aumento da rentabilidade e geração de caixa”, disse a companhia.

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