/
/
Saraiva fecha o ano com prejuízo de quase R$ 50 milhões

Saraiva fecha o ano com prejuízo de quase R$ 50 milhões

Companhia não teve um ano bom e reverteu o lucro líquido de 2015 em prejuízo em 2016, com queda na margem. Veja o desempenho da empresa

Mais uma notícia ruim para o varejo: a Saraiva encerrou 2016 com prejuízo líquido de quase R$ 50 milhões em 2016, revertendo, assim, o lucro líquido de quase R$ 239 milhões de 2015.
O recuo nos indicadores da empresa foi quase generalizado, com queda líquida de 2% nas vendas. A queda só não foi maior por conta do desempenho do e-commerce, que verificou aumento de 3,7% nas vendas e encerrou 2016 com participação de 32,5% nas vendas totais da empresa.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Nas lojas físicas, o cenário é de recuo de 4,4%. Em mesmas lojas – aquelas abertas há mais de 12 meses, a queda foi de 4,5% em 2016. Com isso, a margem líquida da empresa caiu 2,9% no acumulado do ano.
“Logo após a definição do processo de venda da operação editorial ocorrida em 2015, iniciamos um robusto projeto de transformação da Saraiva. Na primeira fase, desenvolvemos planos de ação apoiados em pilares estruturantes que entendemos serem decisivos para o sucesso da estratégia de nossos negócios: Experiência do Cliente, Gestão de Estoques, Nível de Despesas, Instrumentos de Gestão e Engajamento dos Colaboradores”, disse a companhia em relatório.
“Nesta etapa, o principal foco foi no engajamento e inclusão da cultura de projetos multidisciplinares orientados ao resultado”, informou a empresa. De fato, no ano passado, a empresa impôs esforços para aprimorar a rentabilidade e a geração de caixa a partir de um diagnóstico com visão 360 graus e uma série de iniciativas para melhoria da eficiência operacional.
Apesar dos resultados ruins, a companhia conseguiu angariar números positivos: ganharam market share nas categorias livros, telefonia e games. Além disso, a Saraiva conseguiu reduzir as despesas operacionais em 2,6%, em números nominais.
O serviço de Click & Collect, em que o cliente compra no e-commerce e recebe onde for mais conveniente, cresceu 13,1% no passado. Nas lojas, a companhia ampliou a oferta de serviços e melhoria da experiência, com a inclusão de novas parcerias de Cafés com renomados operadores e o fortalecimento dos serviços de Assistência Técnica Apple (presente em 14 lojas) e do serviço de Troca Inteligente (existente em 81 lojas).
No final do ano passado, a empresa também concluiu a venda da operação editorial, com o recebimento de R$ 22 milhões relativos à última parcela que estava depositada em garantia de ajuste de preço.
Ao todo, a empresa efetivou investimentos de R$ 29 milhões, contra R$ 22 milhões no ano anterior. A empresa fechou o ano com 113 lojas – apenas uma a menos que o registrado no ano anterior.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]