Com as transformações digitais de Amazon e Walmart em plena ascensão, o eBay – empresa pioneira do e-commerce – não está mais no centro das atenções, mas continua forte nos Estados Unidos. A empresa é a segunda maior em vendas no varejo online, registrando quase o dobro de grandes marcas como Walmart e Apple.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Segundo o portal americano eMarketer, o eBay transacionou no ano passado US$ 30,6 bilhões em produtos vendidos por suas plataformas digitais. Walmart e Apple vêm logo atrás, praticamente empatadas, com pouco mais de US$ 16 bilhões. Líder disparada nas vendas do e-commerce dos EUA, a Amazon teve US$ 196 bilhões.
Perfil do e-commerce do Ebay
A maioria dos itens vendidos no eBay são novos (81%), desmistificando a ideia de que a empresa tinha nos produtos usados seu principal mercado. Os compradores usuais do eBay tem entre 18 e 34 anos (47,2%) e a maioria são homens (66,7%), de acordo com o site especializado Internet Retailer.
Panorama internacional
Mais da metade (57%) das vendas do eBay são internacionais, e a plataforma é líder no e-commerce em países como Austrália, Coréia do Sul e Holanda. Na Argentina e Finlândia, por exemplo, o eBay ultrapassa a Amazon, segundo o eMarketer.
Na semana passada, a empresa comprou a Giosis, que inclui a plataforma de marketplace Qoo10, para expandir sua presença na Ásia e no Pacífico. Em comunicado, o presidente e CEO do eBay, Devin Wenig, disse que o objetivo de colocar o negócio na Ásia seria “ampliar a presença da companhia em um mercado dinâmico e subjacente, com forte potencial de comércio eletrônico e alta adoção dos dispositivos móveis”, explicou o executivo.
Investimento em tecnologia
O eBay promete seguir as tendências do varejo digital em 2018. A empresa está investindo fortemente em inteligência artificial e realidade aumentada. No mês passado, anunciou a contratação do ex-executivo e especialista em ciência de dados do Twitter, Jan Pedersen. Agora, ele atuará como vice-presidente e chefe de Inteligência Artificial do Ebay.
Em outro comunicado no final do ano passado, David Wenig delineou metas para o próximo ano. “Nossa inovação tecnológica continua a se concentrar em inteligência artificial, tecnologia de voz e imagem e realidades virtual e aumentada”, afirmou o CEO da companhia.
Leia também:
Pão de Açúcar e Extra anunciam novo programa de fidelidade