/
/
Dívidas pagas via Pix atualizarão score de crédito em tempo real

Dívidas pagas via Pix atualizarão score de crédito em tempo real

No app Serasa Experian, ao liquidar uma dívida pelo Pix, score de crédito do consumidor começa a melhorar no mesmo segundo.

Quando um consumidor renegocia uma dívida, a instituição financeira leva, em média, 9 dias para atualizar seu score de crédito (pontuação que ajuda a avaliar seu histórico financeiro). Esse prazo gera frustração e ansiedade. Além disso, a incerteza em relação à atualização do score pode impactar decisões futuras do consumidor, como a possibilidade de obter novos créditos ou financiamentos.

Mas, a boa notícia é que essa realidade, pelo menos para quem pagar suas dívidas no Pix no aplicativo Serasa Experian, está com os dias contados. E o consumidor endividado que quitar suas dívidas no app verá os efeitos no seu crédito instantaneamente.

Transformação

Giresse Contini, diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian.

A ação promete transformar a forma como o brasileiro lida com as dívidas. “Graças ao Pix, percebemos que a rapidez no pagamento da dívida e na atualização do score do consumidor é crucial”, afirmou Giresse Contini, diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian.

Ele disse que a agilidade nas transações financeiras consentiu aos consumidores a regularização de suas dívidas de forma bem mais eficiente, evitando a acumulação de juros e a negativação. Então, a integração do sistema de pagamentos instantâneos com a plataforma de consulta de crédito traz um “novo horizonte para o mercado”. Por consequência, a comunicação entre credores e consumidores torna-se mais fluida.

No aplicativo, para usar a funcionalidade, o consumidor não terá nenhuma taxa adicional cobrada pela Serasa Experian. Contudo, será necessário que o credor concorde para que as dívidas quitadas sejam reconhecidas no score em tempo real.

Em prol do consumidor

Giresse contou que a iniciativa se deu porque os consumidores ficam insatisfeitos quando não conseguem ver a quitação da dívida no aplicativo e a atualização do score, logo após o pagamento da dívida. “Ao analisarmos os motivos por trás do aumento dessas solicitações, percebemos que existe uma relação significativa com o Pix. Isso porque essa forma de pagamento nos trouxe o imediatismo, então nada mais justo do que os processos também serem imediatos”.

Outro benefício da funcionalidade é que os brasileiros terão maior controle sobre suas finanças. E isso também proporcionará a eles decisões mais informadas e maior poder de compra. “A transparência é essencial para uma boa saúde financeira”, lembrou Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Um segundo Dia das Mães

Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian.

E, se de um lado, a medida traz alívio para os consumidores, por outro, injeta dinheiro na economia. Estimativas da Serasa Experian apontam que a solução gerará um impacto na casa de R$ 13 bilhões no Brasil em 2025. O montante equivale a 0,1 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB).

Quem melhor explicou essa conta foi Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian. “O varejo brasileiro possui várias datas importantes durante o ano. O Natal, sendo a data mais significativa para o varejo, movimenta aproximadamente R$ 45 bilhões na economia. O Dia das Mães está sem segundo lugar e é considerado o ‘Natal’ do primeiro semestre. Ano passado, essa data movimentou cerca de R$ 13 bilhões. Então, se conseguíssemos promover uma antecipação do consumo com essas cifras, teríamos um potencial econômico semelhante a um segundo Dia das Mães”, concluiu Rabi.

Projeções

Rabi também destacou que a projeção de 0,1 pontos percentuais (p.p.) do PIB leva em conta apenas o impacto direto do consumo. “No entanto, ao analisarmos o varejo, percebemos que, para que os produtos cheguem às prateleiras, há uma movimentação na indústria, na logística e no transporte, além da publicidade. Portanto, [a nova solução] gera impactos diretos e indiretos, com um efeito que gira em torno de 0,15 p.p. a 0,2 p.p. do PIB”.

Essa projeção considera o impacto máximo da solução. Ou seja, se todas as pessoas que regularizam suas dívidas na plataforma da Serasa Experian decidirem acessar crédito, sem comprometer mais de 20% da renda, logo após a limpeza do nome, haverá uma elevação no consumo. “Ganharemos também em termos de eficiência”.

Em outras palavras, mais informação de disponibilidade de crédito é sinônimo de consumidores adquirindo produtos e serviços que antes estavam fora de alcance, resultando em um aumento geral na demanda. O especialista afirma então que, ao melhorar a eficiência, gera-se um choque de oferta positivo. “Um impacto mais significativo e duradouro, vez que o mercado de crédito passa a operar em um patamar superior de qualidade”, afirma Rabi.

Acesso ao crédito + regularização de dívidas

O acesso a crédito, aliado à regularização de dívidas, impulsionará não apenas as vendas no varejo, mas também a confiança do consumidor. “Com um nome limpo, o brasileiro tende a se sentir mais seguro para realizar compras. E isso, óbvio, estimulará uma curva de consumo ascendente e, consequentemente, beneficiará diversos setores da economia”, informou Luiz Rabi.

A pontuação em tempo real também resultará em um impacto permanente no PIB potencial do país. “A partir de 2026, esse impacto se tornará permanente na economia, com um aumento no crescimento do PIB potencial de 0,15 a 0,20 pontos percentuais”, afirmou Rabi.

Benefício para 3,7 milhões de pessoas

Todo mês, aproximadamente 3,7 milhões de consumidores renegociam suas dívidas por meio do Serasa Limpa Nome. O número representa uma média de 200 mil renegociações diárias.

Em relação a número de acessos, o aplicativo Serasa Experian figura entre os cinco melhores do setor financeiro no país.

“Resolver uma dívida e ver isso refletido de forma quase instantânea sempre foi uma necessidade dos consumidores. Quando as pessoas quitam suas dívidas negativadas, elas não querem esperar para ter o nome limpo novamente. Com essa evolução, o acesso ao crédito se dá em tempo real, permitindo que as pessoas retomem seus planos de forma imediata, movimentem a economia e se sintam mais confiantes ao gerenciar suas vidas financeiras”, esclarece Giresse Contini.

Como acessar?

A solução será aplicável apenas para as transações realizadas diretamente pelo aplicativo da Serasa Experian, via Pix. Entretanto, futuramente, a empresa poderá estender o benefício para outras formas de pagamento.

No app, o consumidor pode clicar na pontuação do seu score que aparece logo na tela inicial. Nesse ambiente, serão exibidas as eventuais dívidas. O consumidor então poderá clicar na dívida, escolher uma forma de pagamento e definir quando será efetuado.

A nova funcionalidade estará à disposição no aplicativo Serasa Experian a partir de fevereiro de 2025.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]