Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dispositivo cria alerta de buracos para prevenir acidentes

Dispositivo cria alerta de buracos para prevenir acidentes

Pesquisa sobre ?Pothole Alert?, ou ?Alerta de buracos?, da Jaguar Land Rover pode ajudar motoristas a economizar a cada ano em furos de pneus, danos com o veículo e acidentes de trânsito

E se existisse um dispositivo que te avisasse sobre os buracos ou irregularidades no seu caminho enquanto dirige? A Jaguar Land Rover anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia de conectividade para permitir a um veículo identificar a localização e a gravidade dos buracos, valetas e tampas de bueiros quebradas em vias públicas, que poderão ser compartilhadas em tempo real com outros veículos e com as autoridades locais pela nuvem de informações.

A intenção é proporcionar mais segurança e evitar quebras e acidentes, essa tecnologia permitiria às autoridades a execução de reparos mais rapidamente. O carro utilizado para o estudo foi um Range Rover Evoque. O modelo foi equipado com um sistema que pode identificar a localização e a gravidade dos buracos e tampa de bueiros quebrados, além de ajustar a suspensão em milésimo de segundos.

A pesquisa, feita em parceria com o Conselho Municipal de Coventry, está sendo conduzida para entender como o compartilhamento de dados com as autoridades rodoviárias pode aumentar a rapidez e a eficiência de manutenção das vias públicas.

Afinal, se um carro puder receber um aviso de outro veículo sobre buracos de grande proporção ou bueiros quebrados logo à frente, os motoristas então seriam capazes de diminuir a velocidade e evitar um acidente. Além disso, seria possível que o próprio carro ajustasse rapidamente as configurações de suspensão para reduzir o impacto e proporcionar mais conforto aos ocupantes.

Para Dr. Mike Bell, diretor global de conectividade da Jaguar Land Rover, “nosso MagneRide equipado nos veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport possui sensores sofisticados que permitem que o veículo detecte a superfície da estrada sob as rodas e identifique buracos, tampas de bueiros levantadas e tampas de esgotos quebradas. Ao monitorar o movimento do veículo e as alterações na altura da suspensão, o carro é capaz de ajustar continuamente suas características de suspensão, dando aos passageiros uma viagem mais confortável sobre pisos irregulares e danificados?.

“Ao mesmo tempo em que essa tecnologia oferece aos nossos clientes uma viagem mais segura e confortável, nós pensamos que há uma enorme oportunidade de compartilharmos as informações desses sensores para o benefício de outros usuários na estrada. Isso pode gerar uma economia de bilhões em danos ao veículo e fazer a reparação de estradas de forma mais eficaz.”

 

Condução autônoma

A próxima etapa do projeto do Centro de Pesquisa Avançada da Jaguar Land Rover no Reino Unido é a instalação de nova tecnologia de sensor de superfície de estrada no veículo de pesquisa Range Rover Evoque, incluindo uma avançada câmera estéreo frontal digital.

“No momento, os dados mais precisos vêm do carro quando ele efetivamente passou sobre o buraco ou bueiro”, acrescentou Dr. Bell. “Então, nós também estamos pesquisando como podemos melhorar a medição e a precisão de detecção do buraco digitalizando a estrada à frente, de modo que o carro possa prever quão grave ele é antes do veículo se aproximar dele?.

“Em última análise, sentir a estrada à frente e avaliar os riscos é um alicerce fundamental em nossa jornada para o carro autônomo. Para o futuro, nós estamos procurando desenvolver sistemas que permitam orientar automaticamente um carro em torno de buracos sem o carro sair da pista e causar perigo para os outros condutores. Se a ameaça do buraco for significativa o suficiente, sistemas de segurança poderiam retardar ou até mesmo parar o carro para minimizar o impacto. Isto tudo pode ajudar a tornar a condução autônoma uma realidade segura e agradável no futuro.?

A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também estará trabalhando com o Conselho Municipal de Coventry, parceiro de inovação, para entender como a informação do estado das vias poderiam ser compartilhadas com as autoridades rodoviárias, e exatamente quais dados seriam mais úteis para suas equipes de manutenção de estradas identificar e priorizar os reparos.

Para Rachel Lancaster, conselheira e membro do Gabinete de Serviços Públicos na Câmara Municipal de Coventry, “como parte do nosso projeto ?Cidades Inteligentes?, investigaremos como esse sistema de alerta da Jaguar Land Rover poderia nos fornecer dados em tempo real. Isso poderia nos dar um quadro muito preciso, minuto a minuto de danos nas superfícies de estradas, bueiros e esgotos.

Rachel informa que “já foram coletados uma grande quantidade de dados que monitoram cuidadosamente as imperfeições das vias na cidade, mas ter esse tipo de informação extra permite também melhorar ainda mais os programas de manutenção, o que economizaria o dinheiro do contribuinte”.

O projeto também investigará se uma câmera experimental da Jaguar Land Rover poderia fotografar a imagem do buraco ou bueiro danificados – e compartilhar isso com as autoridades rodoviárias, em conjunto com uma localização GPS.

“Estamos apenas começando a explorar como podemos usar essa tecnologia, mas os dados que inclui a gravidade do problema, sua localização exata e uma imagem do local tem um enorme potencial”, acrescentou Lancaster. “Este é exatamente o tipo de informação que pode nos ajudar a identificar a causa do problema, priorizá-lo e entrar em contato com o responsável do bueiro ou rede de esgoto para consertá-lo mais rapidamente.”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]