Pesquisar
Close this search box.
/
/
Admirável Mundo Novo: Será? O direito da mulher ganhou evidência, mas é só o começo

Admirável Mundo Novo: Será? O direito da mulher ganhou evidência, mas é só o começo

Nos últimos anos, temas relacionados ao direito da mulher ganharam relevância e, inclusive, impactam o CX. Mas é preciso ir além do discurso

Percorrendo o mundo dos negócios e ambientes propícios ao networking, andei vasculhando, me informando e atualizando o tem sido feito em relação aos direitos da mulher. Destaco números obtidos pelo Instituto Avon em 2017 e que, apesar de não serem tão recentes, ainda são bastante assustadores e, acredito, atuais: Nos três anos anteriores à pesquisa, o assédio virtual havia crescido 26.000%; 60% das vítimas de feminicídio (ou seja, mulheres assassinadas por serem mulheres) morrem até os 40 anos de idade; a cada hora, quatro meninas de até 13 anos são estupradas no Brasil; 61% das mulheres assassinadas são negras; 90% dos assassinatos de mulheres são cometidos pelo companheiro ou por um ex-companheiro.

Mas, a presença de homens tanto em eventos sobre esse tema, a participação ativa e a colaboração deles nesse caminho são a prova de que esta pauta não faz mais parte de um movimento isolado e que, apesar de todos os “nãos”, está ocupando salas de reunião mundo afora para garantir o espaço e a voz das mulheres.

Nesse sentido, agradeço e parabenizo a juíza Renata Gil e todas parceiras e ativistas por toda esta batalha e persistência. Tenho orgulho de ser mulher e de fazer parte de um País que, apesar de todos os pesares, está enxergando e, pelo bem ou pelo mal, abrindo as portas da frente para esta batalha. Mas a caminhada está só começando…

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Esta pauta não é exclusiva das mulheres ou dos governos e só vai para frente com apoio e participação de todos – aí incluo o setor privado, homens, magistrados e pessoas como nós. Não adianta esperar, como dizia Geraldo Vandré: “Vem vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

A questão dos direitos da mulher e tudo o que está relacionado a eles é muito séria. Já vemos empresas que tomaram a liderança e abraçaram este assunto, propiciando verdadeiras mudanças na vida de mulheres que, por anos/vidas, tiveram sua liberdade castrada e precisaram permanecer em situações de abuso, por um ou outro motivo, seja em empregos, seja em casamentos mas, agora, sentem-se apoiadas e encontraram um canal para expressar a própria voz e um local que acolhe a sua dor.

Os direitos da mulher em prática no CX

Entre essas empresas está o Instituto Avon, com o programa Violência contra Mulheres e Meninas no Brasil, que existe desde 2008. Para minha surpresa e encantamento, vi também a Vivo dar passos em direção a um olhar diferenciado sobre a mulher em algumas frentes. Embora não seja amplamente divulgado – ao menos esta iniciativa não chegou nem a mim e nem aos meus conhecidos – a Vivo dispõe de uma equipe feminina para atendimento técnico nas residências*.

São profissionais super bem treinadas, que conhecem o assunto, gostam do que fazem e rapidamente resolvem a questão para que foram chamadas. É uma iniciativa que não só valoriza as mulheres, mas dá oportunidade em uma área executada majoritariamente por homens e também tem o propósito de deixar consumidoras do gênero feminino mais confortáveis com a visita técnica, inclusive aquelas que moram sozinhas.

A tecla em que batemos, tanto na área de atendimento e CX quanto na de ESG, é a falta de alinhamento entre as soluções oferecidas pelas empresas e o que é realmente entregue por elas. Tempos atrás, muitas das empresas não se importavam com essas questões: consequentemente, elas não existiam e nem eram pautadas em reuniões.

Atualmente, são exigidas por parte dos investidores, e também por consumidores. Não há muita escapatória e a questão que fica é: vai ser feito de verdade ou só “para inglês ver”?

A prática tem que combinar com o posicionamento

Isso posto, voltamos para a Vivo, que parecia oferecer um serviço e um atendimento técnico alinhados com as questões de segurança, gênero etc. Com dúvidas sobre um serviço oferecido pelo técnico da empresa, procurei a Ouvidoria e fui informada não só de que o técnico não era da Vivo, mas de que eu havia sido vítima de um golpe: disseram que a Vivo não realiza serviços dentro da residência, tampouco vende produtos, e orientaram que eu fizesse um Boletim de Ocorrência contra o técnico (no caso, funcionário). A Ouvidoria me “apavorou” com a sugestão que uma gangue tinha entrado na minha casa, usando uniforme e crachá da Vivo.

Depois de semanas, consegui entender o caso, mas ficou uma mancha em toda a minha experiência com a Vivo e uma questão injustificável: do que adianta formar equipes femininas para dar maior conforto às mulheres e seguir protocolos de segurança se, por outro lado, a Ouvidoria da empresa irresponsavelmente recomenda que se faça um BO contra um funcionário que nem ela sabia que trabalhava na empresa? O atendimento gerou pânico, está desatualizado em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa e, além de toda a “trapalhada”, nem se preocupa em desfazer o caos que provocou.

Deixa a impressão de total descompromisso da Ombudsman/Ouvidoria – tanto com o cliente, quanto com os colaboradores ou com nome e valores da empresa. Além disso, deixa a certeza de desrespeito com o próximo, falta de experiência e competência no cargo que exerce e leviandade em suas atitudes.

Finalizo este artigo com uma pergunta: qual a função do Ombudsman? É esta pessoa que me atendeu na Vivo que me representa? De quanto vale o tempo, recursos em lançar novos produtos, pensar na segurança dos consumidores e das mulheres em particular, quando não há alinhamento e a entidade que deveria responder pela defesa do consumidor nem ao menos tem consciência da exposição negativa que gera à empresa, a seu terceiro e principalmente às suas clientes?

*A iniciativa da Vivo chama-se Mulheres de Fibra e foi criado a partir do Programa Mulheres em Áreas Técnicas, com o objetivo de alavancar a presença de mulheres na tecnologia. O programa impulsiona a presença feminina na área de Serviços ao Cliente e estimula a presença das mulheres em atividades antes tipicamente masculinas – como reparo e instalação na casa do cliente. Para se candidatar a uma vaga, não é necessário ter experiência, apenas o ensino médio completo; para o cargo de Instaladora, é necessário ter CNH categoria B. Além disso, a Vivo oferece todo o treinamento, com mais de 100 horas de capacitação.



+ NOTÍCIAS
Assaí Atacadista e a valorização da diversidade
Lojas Renner e o compromisso com a biodiversidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]