A ideia de ter um negócio próprio é cada vez mais comum na cabeça dos Millennials. E a verdade é que isso pode ser bom para todo o mercado e a economia em geral: quem quer empreender e quem não quer, que terá mais oportunidade de encontrar trabalho. Afinal, cada startup pode representar mais vagas de emprego.
O sentimento geral é que ter um negócio próprio possibilita maior liberdade e criatividade no momento de fazer escolhas e tomar decisões. Ao mesmo tempo, surgem medos e inseguranças – que são importantes, também, pois indicam que não é algo fácil e precisa ser levado a sério.
Por isso, para ajudar aqueles que sempre sonharam em ter sua própria empresa ou criar uma startup, Cristiano Soares, CEO e co-fundador da Vaniday dá dicas valiosas. A Vaniday é uma plataforma online para encontrar estabelecimentos de beleza e bem-estar e agendar serviços de forma prática, simples e segura. Os salões e locais de bem-estar podem divulgar seu trabalho, se conectar com novos clientes e fidelizar clientes antigos. A plataforma é investida pela Rocket Internet, empresa líder em plataformas na internet fora dos Estados Unidos e da China, que localmente construiu sucessos nesse segmento como Dafiti e Westwing.
1. Não abra algo por modinha ou por achar cool, não seja um “startapeiro” seja um empreendedor – startup é um negócio, não uma colônia de férias;
2. Trabalhar é preciso – coloque a mão na massa, uma boa ideia só representa 5% do sucesso, o resto é execução. Tire do papel, determine as etapas que devem ser seguidas e faça. Não fique apenas planejando, é importante executar;
3. Traga e mantenha pessoas boas na sua equipe e que acreditam no seu negócio;
4. Inovar! A primeira coisa para inovar é detectar as necessidades das pessoas e descobrir uma maneira de oferecer-lhes a solução. Para isso, você precisa de uma equipe que entende o mercado e tem conhecimento nas ferramentas certas para criar e melhorar a sua plataforma ou produto;
5. Leia o máximo que puder! Leia tudo relacionado à indústria do seu negócio, notícias gerais que permitam estar ciente do que está acontecendo no mundo e também livros para si mesmo;
6. Acredite em seu projeto mais do que qualquer outra pessoa. Inúmeras histórias de empresas internacionais mostram isso. Eles tiveram dificuldades no início para encontrar alguém para financiar o projeto, e agora são grandes empresas.
7. Esteja muito perto do negócio e dos seus clientes. Para oferecer uma excelente experiência aos seus clientes você tem que prestar atenção ao feedback. Se a base da sua empresa é o serviço on-line, você também tem que se preocupar muito com o produto.