Pesquisar
Close this search box.
/
/
10 dicas para ter boas vendas no Natal

10 dicas para ter boas vendas no Natal

Planeje, pense e produza! Veja algumas dicas exclusivas de um especialista em e-commerce para terminar o ano com bons resultados

Com a proximidade do Natal e do Réveillon, historicamente as pessoas começam a se organizar para fazer pequenos ajustes, reparos em casa e consequentemente compras – sejam em lojas físicas ou por meio do comércio eletrônico.

É nesse cenário que as lojas devem estar preparadas para uma produção acelerada e, consequentemente, aumento de vendas.

Pensando nisso, Thiago Sarraf, consultor  e fundador do Dr. e-commerce, selecionou algumas dicas importantes para ter boas vendas durante o final de ano. Confira:


1. Oportunidades imperdíveis

Datas comemorativas não são apenas sobre dar os maiores descontos, mas sim, criar as melhores oportunidades de vendas. Descontos atraem atenção dos clientes, ainda mais de novos compradores que se interessam pelas promoções. Porém, muitas vezes, um frete grátis, melhores condições de pagamento ou mesmo brindes são o que convencem os consumidores a comprarem em sua loja.


2. Prepare sua equipe

Fazendo projeções para um significativo aumento nas vendas, é mais do que normal esperar que o movimento da sua loja aumente. E sua equipe também tem que estar preparada para isso. Seja no atendimento, na expedição de pedidos ou na resolução de problemas.

Quantas reclamações não vimos durante a Black Friday de lojas despreparadas e equipes não treinadas para a data de descontos.

Seja você o fornecedor ou o e-commerce, é importante saber contornar problemas e resolvê-los da melhor forma possível.


3. Dicas de presentes

A maior dúvida dos consumidores é “o que dar de presente?” e porque não ajudá-lo com isso? Use a descrição de produtos ou as redes sociais da sua loja para dar dicas de presentes para os consumidores. Que tal fazer posts diferentes dando sugestões e dicas? Mas, cuidado para não fazer puramente propaganda dos seus produtos. Dê dicas úteis e mostre que seu produto é um ótimo presente.


4. Não se esqueça do pós venda

Depois de todo o trabalho do marketing é preciso caprichar no pós venda para fidelizar aquele cliente. Não deixe o relacionamento acabar assim que o produto for entregue. Utilize de e-mails marketing, envie promoções, cupons e não deixe o consumidor se esquecer da sua loja. Afinal, as chances dele voltar a comprar ou indicar para amigos são grandes!


5. Promoções

Aproveite o natal para investir em promoções também. Combos “compre um, leve dois” ou descontos acumulativos são bem-vindos. O que fizer mais sentido para a sua loja e situação. O Natal é uma época que os brasileiros estão mais dispostos a comprar e gastar, por isso é preciso que você instigue-os a comprar seus produtos, fazendo boas promoções e ofertas.


6. Capriche nas entregas

A experiência do usuário é um dos fatores mais significativos para o e-commerce, em especial, as entregas, uma vez que é a única experiência física do consumidor com a sua loja. Capriche nas embalagens e envie presentinhos e mimos para simbolizar que a loja também se importa com seus clientes e está em clima natalino.

Pode parecer bobagem, mas pode ter certeza que o seu pacote bonito ou aquele brinde que você enviou fará com que o consumidor lembre-se do seu e-commerce primeiro na hora de fazer outra compra.


7. Crie campanhas emotivas

O natal é uma data emocional, fortemente ligado ao amor e à esperança. Por isso, que tal apelar para essas emoções na hora de planejar a suas campanhas de marketing? É tempo de reunir família e amigos, presentear e ganhar presentes. Não tenha medo de investir em campanhas emotivas que instiguem as vendas.


8. Planejamento é tudo

As vendas em datas comemorativas são muito mais do que simplesmente abaixar os preços, oferecer promoções e deixar vender. O sucesso de uma data comemorativa grande como o Natal é decidido pelo planejamento feito com meses de antecedência.

Seja na estocagem de produtos, nas ofertas oferecidas de acordo com seu público e na comunicação das campanhas de marketing que você empregou. Assim você consegue ter uma noção da quantidade de vendas que estão por vir, além de evitar possíveis problemas e dores de cabeça. Além de poder desfrutar das semanas de vendas que antecedem a data em si.


9. Entregas rápidas

Ótimo para pegar os desprevenidos de plantão, as entregas rápidas são os grandes salvadores dos desesperados que se esqueceram de comprar presentes e não querem enfrentar o empurra empurra e filas enormes em lojas físicas.

Esse tipo de consumidor está até disposto a pagar a mais pela entrega rápida, por isso vale a pena fechar parcerias com pequenas transportadoras e até motoboys para realizar as entregas. É fundamental deixar o prazo de entrega bem claro e informar os clientes em caso de problemas. Mas uma coisa é certa: garantir a entrega em cima dá hora pode te conseguir algumas vendas extras.


10. Diferencie-se

Com inúmeras lojas concorrentes, é fundamental sua loja se diferenciar e se destacar das demais. Crie promoções, estratégias de comunicação, entregas rápidas, pagamentos, qualquer coisa que faça sua marca ser mais interessante para o seu público alvo. Crie discursos envolventes, mude a apresentação – pense no que pode tornar seu e-commerce único ao ser comparado com a concorrência.


LEIA MAIS

Não basta vender. É preciso encantar

HyperIntelligence e Data Analytics: aliados para vender mais no final do ano

Como estão se comportando os m-consumidores brasileiros?


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]