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Dia Mundial sem Carro ? e sem crise por isso

Dia Mundial sem Carro ? e sem crise por isso

Antes de mais nada, você sabe o que é mobilidade urbana ou para que ela serve e como interfere na sua vida?

Mobilidade urbana é uma característica das cidades e está relacionada ao deslocamento de pessoas e bens neste espaço. Essa movimentação se dá por meio de veículos, vias de acesso e toda infraestrutura que a cidade disponibilizar.

O fato é que, principalmente no Brasil, o número de carros aumentou de maneira significativa, assim como o número de pessoas e, consequentemente, de deslocamentos. Desta forma, movimentar-se de um lugar para o outro se tornou algo cada vez menos prazeroso e mais cansativo.

Além disso, existe o problema com a locomoção a partir do transporte público. Com o acúmulo de empresas e escritórios em localizações específicas ? que normalmente ficam no centro das cidades ? quem mora nos extremos, sofre com as superlotações.

Alguns estados têm investido em faixas exclusivas para ônibus e bicicletas com o objetivo de diminuir o tempo gasto pelas pessoas para chegar até seus destinos. É o caso de  São Paulo, que investiu em ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas operacionais de lazer, o que resulta, hoje, em 447,6Km de infraestrutura cicloviária, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Outro exemplo é a cidade do Rio de Janeiro, que alcançou a marca de 400km de ciclovias.

A partir desse aumento no número de veículos e de deslocamentos, criou-se o Dia Mundial sem Carro, comemorado todo dia 22 de setembro, no Brasil, desde 2001. Diversas cidades do mundo inteiro propõem às pessoas que elas considerem utilizar o transporte público ou mesmo meios mais ecológicos, como a bicicleta, para se locomoverem. A iniciativa tem como propósito fazer as pessoas revisarem a dependência de seus veículos.

Para aproveitar a data, a Cartilha do Ciclista, publicação que reúne informações sobre legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança foi lançada hoje.

O objetivo da cartilha é esclarecer aos ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica e harmônica entre os diversos modos de deslocamento no trânsito brasileiro.

10º Desafio Intermodal da Cidade de São Paulo

A competição, realizada pelo Instituto CicloBR aconteceu na última quarta-feira, dia 17. O ponto de partida foi a Praça Gal Gentil Falcão com chegada em frente à Prefeitura de São Paulo, uma distância com cerca de 10Km. Foram usados para locomoção uma bicicleta por vias rápidas, bicicleta por vias calmas, carro, moto, cadeirante, bicicleta dobrável+metrô, pedestre correndo, pedestre caminhando, skate, ônibus e trem+metrô.

A novidade deste ano foi a presença do Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto que fez o percurso de bicicleta por vias calmas. Este ano também foi utilizado o ciclomotor elétrico com pedalada assistida.

O primeiro a chegar à prefeitura foi o ciclista Ricardo Bruns, que utilizou vias expressas para se locomover. Ele fez o trajeto de 10km em 20 minutos. Três minutos depois chegou o motociclista. Em terceiro, o ciclista com a bicileta dobrável que fez a intermodalidade com o metrô fez o percurso em 46 minutos, melhorando o tempo dos anos anteriores.

O passageiro de ônibus chegou seis minutos antes que o motorista de carro. Este ano, o ônibus utilizou as novas faixas exclusivas implementadas pela prefeitura. O passageiro que usou o trem e o metrô chegou praticamente junto com o cadeirante que utilizou os mesmos modais.

O paratleta da seleção brasileira de canoagem, Kal Brynner, elogiou a acessibilidade das estações. ?Tive facilidade para usar os elevadores e acessar a plataforma, mas tive problema com a sinalização?.

A participante que foi correndo chegou cinco minutos depois que o motorista do carro. O secretário Jilmar Tatto completou o trajeto antes do skatista e do caminhante.  ?Foi um trajeto muito tranquilo. Os motoristas respeitaram. A melhor parte foi o final, onde passamos pela ciclovia da Rua Vergueiro?.

Uber marca presença
Ao longo do dia de hoje, o Uber oferecerá descontos de 50% “para viagens que começarem ou terminarem em algumas estações mais importantes de transporte público de São Paulo?. Os ciclistas que estiverem cansados ou sofrerem imprevistos poderão solicitar um carro para acomodar a sua bike. Além da taxa da viagem, eles terão de pagar R$ 4 para guardar a bicicleta no veículo.

Para quem ficou interessado na proposta da Uber, os descontos são aplicados automaticamente em viagens que comecem ou terminem nos terminais abaixo:

?    Estação Santana ? Linha 1 do Metro (Zona Norte);

?    Estação Jabaquara ? Linha 1 do Metro (Zona Sul);

?    Estação Tatuapé ? Linha 3 do Metro (Zona Leste);

?    Estação Faria Lima / Largo da Batata ? Linha 4 do Metro (Zona Oeste).

Com informações dos portais Agência Brasil e Brasil Post.

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