Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dia Mundial da Senha: já ouviu falar dele?

Dia Mundial da Senha: já ouviu falar dele?

A data serve para sensibilizar os consumidores sobre a segurança de suas atividades on-line

Você usa sempre a mesma senha para todas as suas contas de e-mail? Aliás… qual é a importância que você dá ao assunto? Pode parecer meio óbvio, mas a verdade é que nem todo mundo se preocupa com a maneira que atua no mundo on-line. Justamente para sensibilizar os consumidores sobre a necessidade de agir de forma mais segura na web é que dia 05 de maio é comemorado o Dia Mundial da Senha.

As senhas são as chaves das nossas vidas digitais, literalmente. Afinal, é por meio delas que dá para ter acesso às contas bancárias, prontuários médicos, conversas privadas, redes sociais e nossos dados em geral. Como são muitas, acabamos por apostar em senhas fracas, por serem fáceis de memorizar. O problema está na facilidade que os criminosos cibernéticos têm de adivinhar senhas comuns e simples como essas. É mais importante do que nunca que o público saiba a melhor forma de se proteger e de proteger seus dados confidenciais, utilizando várias maneiras de se autenticar na Internet.

O Dia Mundial da Senha deste ano é dedicado a compartilhar dicas de segurança de senha e auxiliar as pessoas a proteger melhor as suas contas na Internet. Assim, a Intel Security aproveita para mandar essas dicas:

Evite usar logins fáceis de adivinhar

Senhas longas e diferentes podem ser difíceis de memorizar. Embora muitos usuários deixem suas senhas curtas e intuitivas por esse motivo, esses tipos de logins são bastante fáceis de adivinhar. Muitas vezes, os criminosos cibernéticos consultam as combinações de senhas mais comuns como sua primeira ferramenta de adivinhação de logins. Padrões de teclado simples, como QWERTY ou 12345678 são tão pouco seguros quanto bem-vindo ou login.

Esqueça as senhas universais

Todos têm muitas senhas em suas vidas. Do banco pela Internet até as compras e o e-mail, todos  têm inúmeras contas para gerenciar. Talvez você queira utilizar a mesma senha para todas elas. Mas não cometa esse erro. Se os seus dados vazarem de uma fonte, você não vai querer dar a chave-mestra de todos os seus serviços online. Utilize senhas diferentes onde quer que vá e ponto final.

Entenda que os dados pessoais são públicos

Basta uma pesquisa no Google para descobrir as datas importantes, os fatos, os hábitos e as preferências da sua vida. Gostemos ou não de admitir, esses detalhes podem influenciar a nossa criação de senhas. É por isso que os criminosos cibernéticos irão experimentar variações com base em alguns dados pessoais quando tentarem acessar contas à força. Local de nascimento? Prato preferido? A data de um aniversário importante? É fácil encontrar tudo isso na Internet.

A maioria dessas informações está disponível em mídias sociais ou outros locais amplamente conhecidos. Isso acontece porque deixamos um rastro digital de quase tudo o que fazemos. Quando não for fácil obter os dados, os criminosos cibernéticos podem recorrer a outros métodos. Técnicas como engenharia social (nas quais os criminosos cibernéticos se disfarçam de amigos, familiares ou autoridades para induzir o usuário a agir de uma determinada maneira na Internet) são poderosas e podem facilmente nos induzir a revelar informações pessoais confidenciais.

Pense em usar a segurança biométrica

Hoje em dia, muitos telefones têm leitores de impressão digital. As tecnologias de reconhecimento de voz também estão progredindo. Estamos entrando rapidamente uma época em que podemos usar nossos corpos para comprovar nossas identidades. Embora não reste dúvida sobre a comodidade, a segurança biométrica não pode substituir todas as nossas senhas. Porém, ela age como mais uma camada de segurança na autenticação de dispositivos, confirmando que somos quem dizemos que somos.

Há um bom motivo para que os fundamentos sejam os fundamentos

No fim das contas, todos devem seguir algumas práticas recomendadas sobre senhas. Use essas regras hoje e melhore imediatamente a sua postura de segurança.

•    Crie senhas fortes e complexas. Para começar, as senhas longas são sempre melhores do que as curtas. Inclua números, letras maiúsculas e minúsculas, assim como símbolos. Quanto mais complexas elas forem, mais difícil será para os criminosos cibernéticos decifrarem o código.

•    A manutenção regular é fundamental. Mesmo que você tenha senhas ótimas, continua sendo uma boa ideia conferir regularmente a segurança da sua conta. Se você ficar sabendo de uma violação de dados, verifique se as suas informações não foram comprometidas. Altere as senhas regularmente, e não apenas faça pequenas mudanças nas que já existem. Verifique se todas as senhas criadas por você são tão originais quanto a última.

•    Use um gerenciador de senhas. Procure uma solução de gerenciamento de senhas, como o True Key da Intel Security, para gerar logins complexos e seguros para as suas contas e armazená-los para você.

•    Use a autenticação multifatorial. A qualquer momento, você pode precisar de várias etapas de login para acessar um dispositivo. Beneficie-se disso. Isso faz uma enorme diferença em termos de segurança da sua conta. Uma senha complexa somada a uma confirmação por mensagem de texto, PIN ou impressão digital. Esses são ótimos recursos de segurança e ficam ainda mais fortes quando utilizados juntos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]