Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dia do Cliente: 8 curiosidades sobre o universo do consumo

Dia do Cliente: 8 curiosidades sobre o universo do consumo

Maior shopping do mundo, o brinquedo mais vendido, o significado de cliente... Veja curiosidades sobre o universo de consumo no Dia do Cliente

Neste quinta (15) é celebrado no Brasil o Dia do cliente, uma data comercial criada pelo empresário João Cargo Rego. Para celebrar a data, a Consumidor Moderno separou algumas curiosidades sobre o universo do consumo, algumas delas até mesmo surpreendentes. Você já ouviu falar do hot dog que custa US$ 169? Ou sabe onde fica o maior shopping center do mundo?

Vamos falar sobre a origem da palavra cliente

A palavra cliente vem do Latim CLIENS. Na Roma antiga, um CLIENS era um plebeu sob a proteção de um nobre – ou seja, alguém que estava sempre a postos para obedecer. O sentido da palavra mudou com o tempo. Em um segundo momento, ele foi usado como “aquele por quem um advogado age” e depois para “aquele para quem um serviço é prestado”, seja uma venda, seja o atendimento por qualquer profissional.

Nem todo mundo gostou do primeiro iPhone

Aproveitando o lançamento do iPhone 13, a CM lembra que a primeira impressão sobre o primeiro iPhone não foi das melhores – pelo menos entre a imprensa especializada.

Quando foi apresentado ao público, a primeira versão do iPhone, em 2007, foi alvo de críticas da imprensa à época. O motivo? Até então, a principal referência em design de smartphone era o Blackberry: basicamente uma tela seguida por teclado externo.

O primeiro iPhone surgiu com outra proposta: o aparelho não tinha teclado, não era de flip e a tela era praticamente do tamanho do aparelho. À época, o iPhone vinha até com uma caneta.

experiência-do-cliente

Para a felicidade de Steve Jobs, o consumidor teve uma opinião diferente dos críticos. A primeira geração de iPhone (iPhone, o iPhone 2G e o iPhone 1) vendeu 6,1 milhões de unidades até ser descontinuada em julho de 2008.

Em tempo: a configuração da primeira geração da Apple tinha, no máximo, 8 GB de memória e chegou a custar US$ 599.  A câmera? Meros 2 megapixels.

Cachorro-quente mais caro do mundo

Apesar da euforia das hamburguerias artesanais, o cachorro-quente ainda ocupa lugar de respeito no universo das comidas rápidas, o fast food. O custo (baixo) sempre foi um atrativo para muita gente, mas o que você diria de um hot dog que custa US$ 169?

A iguaria leva o nome de “Junni Ban” e possui os seguintes ingredientes: salsicha Bratwurst, queijo defumado, cebolas grelhadas em manteiga teriyaki, cogumelos maitake, bife wagyo, foie gras, raspas de trufas negras, caviar e maionese japonesa. O pão, claro, é um brioche.

O preço da iguaria entrou para o Livro dos Recordes, o Guinness Book, desde 2014. Infelizmente, a loja fechou às portas em 2017, mas o recorde de “dogão mais caro” ainda é deles.

Vovô do pub

Outro recorde saído do Guinness Book é o de Bruno Master, um senhor inglês de 74 anos. O recorde dele: ele é a pessoa que mais visitou um bar na história. Não à toa, ele recebeu o apelido de Vovô do Pub.

De acordo com a última contagem do Guinness, ele teria visitado 51.695 pubs no Reino Unido nos últimos 50 anos. Bruce tinha apenas 15 anos quando começou a visitar pubs e ele calcula que provavelmente gastou cerca de £ 120.000 em suas cinco décadas de bebedeira.

Maior Shopping do mundo

O maior shopping center do mundo é o Dubai Mall, que possui uma área total de 9 km²,  com mais de 1.200 lojas, 120 restaurantes e cafés, um enorme aquário com 30.000 peixes e uma pista de patinação no gelo olímpica.

Ali está a maior loja de balas do mundo, a Candylicious, que tem uma área de 930 metros quadrados. O Shopping conta com marcas como Marc Jacobs e Manolo Blahnik e muitas outras.

Brinquedo mais vendido da história

O cubo de Rubik ou cubo mágico é o brinquedo mais vendido da história, segundo o Guinness Book. Ao todo foram vendidos mais de 350 milhões unidades no mundo todo desde os anos 1980.

Uma curiosidade sobre o cubo mágico é que ele, pasme, não surgiu como um brinquedo. Certa vez, o criador do brinquedo, Erno Rubik, explicou que a intenção era criar uma ferramenta para auxiliar os seus alunos no estudo de geometria. E quanto tempo ele levou para solucionar a própria invenção? Dizem que Rubik levou aproximadamente 30 dias.

A maior franquia de games: Super Mario

E por falar em brinquedo, seria uma heresia não falar de videogame. Você sabe qual o game mais vendido da história?

A resposta é Super Mario, da Nintendo, segundo o Guinness Book. Todos os jogos da franquia, juntos, venderam mais de 262 milhões de unidades vendidas desde 1981 – lançamento do primeiro produto do bombeiro bigodudo. Você é fã do Mario?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]