/
/
O crescente desafio dos consumidores em quitar dívidas 

O crescente desafio dos consumidores em quitar dívidas 

Pesquisa aponta diversos fatores que tornaram a recuperação de dívidas de 2021 a pior dos últimos anos; conheça também cinco tecnologias que auxiliam na gestão financeira

Recuperação de dívidas é sempre um farto delicado na sociedade de consumo. Diante das instabilidades socioeconômicas nos últimos anos, esse desafio em quitar dívidas segue sendo um dos mais pujantes no mercado brasileiro.

Entretanto, durante o ano de 2021, 54,5% das dívidas de consumidores inadimplentes foram recuperadas em até 60 dias após o mês de negativação, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.

Ainda assim, segundo o indicador, esse número vem caindo, já que anteriormente as médias anuais foram maiores, de 57,2% em 2020, e 59,2% em 2019, revelando uma dificuldade crescente do consumidor brasileiro em eliminar essa pendência de sua vida financeira.

As dívidas contraídas no setor de Bancos e Cartões, bem como no de Utilities, também mostraram piora em relação aos últimos dois anos, apesar de liderarem os níveis de quitação.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem diversos fatores que tornaram o desempenho da média de recuperação de dívidas de 2021 o pior da série histórica.

“Os mesmos agentes que aumentam a inadimplência causam declínio à recuperação de crédito. No ano passado, os consumidores encontraram um cenário econômico instável, devido à pandemia, e inflacionado, com maiores taxas de juros e altos níveis de desemprego. Por isso, ficou muito mais difícil para a população organizar suas dívidas para tirar o nome do vermelho”.

Leia mais: Para Banco Digio, novas gerações desejam interação e personalização

Dívidas acima de R$ 10 mil tiveram o melhor nível de recuperação

Ainda na análise da média anual, segundo o Serasa, o percentual de recuperação das dívidas negativadas que foram pagas em até 60 dias varia de acordo com o valor do compromisso financeiro.

O índice mostra que as dívidas de mais de R$ 10 mil tiveram o melhor nível de recuperação, com 67,2%.

“Os valores mais altos geralmente estão ligados ao financiamento de imóveis ou veículos, por exemplo, que possuem o bem como garantia. Ou seja, para não perder a aquisição os consumidores tendem a priorizar a regulamentação desses pagamentos”, explica Rabi.

O recorte por região revelou que, em 2021, o Sul registrou a melhor média percentual de recuperação de crédito, com 57,0%.

Em sequência estão Centro-Oeste (55,7%), Sudeste (54,2%), Nordeste (53,8%) e Norte (51,9%).

Leia mais: Personalização do atendimento no setor de recuperação de crédito, o que muda? 

Foto: Pexels

Cinco plataformas que auxiliam no planejamento financeiro

Mais importante do que quitar dívidas é saber como não as contrair. Com os avanços da tecnologia, essa gestão financeira se tornou mais fácil de se organizar.

Abaixo elencamos cinco plataformas digitais que podem auxiliar no controle dos gastos.

Organizze 
Para organizar seu gastos, colocar limites, evitar desperdícios e receber alertas de débitos você pode utilizar o Organizze. Este aplicativo utiliza gráficos e traz resumos de despesas. Pode ser usado tanto no celular como no computador. Tem uma versão gratuita e possui planos pagos também.

Mobills 
Este aplicativo é um dos mais conhecidos. Com ele você gerencia transações financeiras de forma simples e objetiva. É gratuito, mas se você optar pela versão paga você pode fazer parte de um clube de benefícios.

Minhas Economias 
Este planejador financeiro é 100% gratuito e bem completo. Sua interface traz exibições em gráficos e relatórios. Por meio do seu celular ou app, você pode controlar contas correntes, cartões de crédito, investimentos, financiamentos e até o dinheiro que leva no bolso.

Guiabolso
Esse app possui lançamento de despesas e rendimentos, além disso ele permite a contratação de empréstimos, fornecendo comparação de taxas. Se estiver na dúvida, ele permite a comparação de seu índice financeiro com outras pessoas de mesmo perfil que utilizam o app. Outra funcionalidade é que ele pode rastrear tanto o seu CPF como seu score.

Spendee
Se você já utiliza carteiras virtuais e criptomoedas conheça o Spendee. Ele aceita diversas moedas e emite alertas sobre suas transações. Ele também traz compartilhamento de dados (apenas com que é do seu convívio) e conecta contas bancárias e cartões de crédito. Sua interface é customizável e você pode até adicionar fotos aos seus gastos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

Débito, crédito, Pix ou boleto? 40% optam por dinheiro em espécie 

Apesar de imperfeita, a Lei do Superendividamento veio no momento certo 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]