Democráticas são aquelas marcas que podem ser utilizadas por todos – independente de classe social, etnia, gênero ou religião. Como apresentamos recentemente, o estudo Marcas Mais Democráticas, realizado pela A Ponte Estratégia, mostrou existe uma série de empresas que, de acordo com os consumidores, se encaixam nessa categoria.
Além disso, para os entrevistados, existem alguns fatores que definem uma marca democrática. Um deles é justamente a realização de ações sociais. De acordo com 68% dos consumidores que participaram do estudo, uma marca deve fazer algum tipo de ação social para ser considerada democrática.
Curiosamente, muitas das empresas as entrevistadas para a matéria de capa da edição de Junho da revista Consumidor Moderno, sobre a pesquisa em questão, tiveram boas histórias para contar sobre esse tema. E quem dá um bom exemplo nesse sentido é a Fiat.
Um dos projetos sociais em que a empresa está envolvida é chamado Movimento Nossa Betim. Essa iniciativa mobiliza e articula segmentos da sociedade com o objetivo de construir e se comprometer com uma agenda de metas para a melhoria contínua da qualidade de vida e o desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável de Betim – cidade onde a Fiat Automóveis está instalada.
Como conta João Batista Ciaco, Head of Brand Marketing Communication Latam da Fiat, “a companhia possui uma política de relacionamento com a comunidade norteada por valores como a valorização da vida, a transformação, a prosperidade, a autonomia do ser humano e a sustentabilidade”.
Esses conceitos se refletem no Programa Árvore da Vida, que se divide em quatro grandes vertentes:
Árvore da Vida – Jardim Teresópolis
Árvore da Vida – Capacitação Profissional
Árvore da Vida – Voluntariado
Árvore da Vida – Parcerias
Como explica o executivo, o ponto comum entre as iniciativas é “o estímulo à autonomia do ser humano e ao empoderamento das comunidades para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias”.
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