/
/
Demanda por investimento da micro e pequena empresa tem queda

Demanda por investimento da micro e pequena empresa tem queda

SPC revela que 66% dos micro e pequenos empresários brasilerios não têm intenção de fazer investimentos em seus negócios; veja os indicadores

O micro e pequeno empresariado brasileiro segue mostrando pouco interesse em realizar investimentos em seus negócios.
Dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que o Indicador de Propensão a Investir registrou apenas 26,6 pontos no último mês de junho.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O estudo revela que 31% dos que não planejam investir por conta da crise. De acordo com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a recessão e o alto custo de capital tornam os empresários mais cautelosos neste momento.

Veja outras causas segundo o indicador

12% aguardam o retorno de investimentos feitos recentemente;
10% sentem falta de crédito para poder concretizar melhorias nos negócios.
Prioridades em investimentos
33% investirão em estoque
24% na reforma da empresa;
15% investirá em comunicação e propaganda;
13% na ampliação do portfólio de produtos;
14% investirá numa nova tecnologia;
12% na otimização de recursos

Uso do capital próprio

Apenas 19%, pretende investir nos próximos 90 dias. O uso do capital próprio é a fonte, resultante de aplicação (44%) ou venda de algum bem (11%).
Na avaliação dos entrevistados, a opção pelo capital próprio deve-se, principalmente, ao fato de os juros bancários serem muito altos, opinião partilhada por 60%.

Instabilidade econômica e juros afastam apetite por crédito

Em termos percentuais, 81% dos empresários consultados não têm intenção de contratar crédito nos próximos três meses, contra 7% que pretendem fazê-lo.
A insegurança com as condições econômicas do país também aparece com destaque, citada por 19%. A questão dos juros (18%) também é um dos entraves.

Velhos osbtáculos

A maior parte dos entrevistados (35%) diz considerar difícil a contratação de crédito no país. A burocracia foi citada por 43%, seguido dos juros elevados (40%).

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]