A demanda das empresas por crédito caiu 7,9% em setembro, aponta o indicador realizado pela Serasa Experian especificamente sobre o tema. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 2,6% na procura das empresas por crédito no período.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
No acumulado do ano (de janeiro a setembro), a demanda empresarial por crédito também registra retração: 0,3% perante o acumulado do mesmo período do ano passado.
Para os economistas da Serasa Experian, a procura empresarial por crédito ainda continua bastante enfraquecida no país. O aprofundamento da recessão econômica, gerando menor necessidade de capital de giro, e os juros altos, tornando o crédito difícil e caro, conferem baixo dinamismo à demanda empresarial pelo recurso.
Pela análise da entidade, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis por puxar o recuo, com queda de 8,2% frente a agosto deste ano. Por outro lado, nas médias e grandes empresas houve avanços de 0,1% (médias) e de 1% (grandes) na procura por crédito em setembro.
Quadro nacional
O indicador aponta que, em setembro, as empresas do setor de serviços reduziram sua demanda por crédito em 13,2% frente a agosto. Também as empresas dos setores industrial e comercial acusaram quedas de 5,3% e 2,5%, respectivamente.
Leia também:
72% dos pequenos empreendedores seguem com os investimentos travados
No acumulado do ano de 2016 até setembro, a demanda empresarial por crédito recuou em três regiões do país: Norte (-5,6%); Centro-Oeste (-0,9%); Nordeste (-0,2%). Por outro lado, houve altas nas regiões Sudeste (1,3%) e Sul (2,9%).