/
/
Demanda das empresas por crédito recua 7,9% em setembro

Demanda das empresas por crédito recua 7,9% em setembro

Segundo análise realizada pela Serasa Experian, a queda do indicador de crédito das empresas foi puxado principalmente pelas PMEs. Entenda

A demanda das empresas por crédito caiu 7,9% em setembro, aponta o indicador realizado pela Serasa Experian especificamente sobre o tema. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 2,6% na procura das empresas por crédito no período.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

No acumulado do ano (de janeiro a setembro), a demanda empresarial por crédito também registra retração: 0,3% perante o acumulado do mesmo período do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, a procura empresarial por crédito ainda continua bastante enfraquecida no país. O aprofundamento da recessão econômica, gerando menor necessidade de capital de giro, e os juros altos, tornando o crédito difícil e caro, conferem baixo dinamismo à demanda empresarial pelo recurso.

Pela análise da entidade, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis por puxar o recuo, com queda de 8,2% frente a agosto deste ano. Por outro lado, nas médias e grandes empresas houve avanços de 0,1% (médias) e de 1% (grandes) na procura por crédito em setembro.

Quadro nacional
O indicador aponta que, em setembro, as empresas do setor de serviços reduziram sua demanda por crédito em 13,2% frente a agosto. Também as empresas dos setores industrial e comercial acusaram quedas de 5,3% e 2,5%, respectivamente.

Leia também:

72% dos pequenos empreendedores seguem com os investimentos travados

No acumulado do ano de 2016 até setembro, a demanda empresarial por crédito recuou em três regiões do país: Norte (-5,6%); Centro-Oeste (-0,9%); Nordeste (-0,2%). Por outro lado, houve altas nas regiões Sudeste (1,3%) e Sul (2,9%).

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]