/
/
Decathlon Circula: a iniciativa da marca para o mercado de segunda mão

Decathlon Circula: a iniciativa da marca para o mercado de segunda mão

A Decathlon se consagra como pioneira e abre espaço para revenda de produtos esportivos usados

A economia de usados está crescendo dia após dia no Brasil, um resultado não apenas da força das pautas de sustentabilidade — que ganha adesão em iniciativas corporativas —, mas também da situação econômica do País. O interessante de tudo isso é que, ainda que esse seja o costume, engana-se quem pensa que o mercado de segunda mão está fadado aos brechós e plataformas como a OLX ou Mercado Livre.

Com essa nova oportunidade de negócio, as marcas têm investido em ações próprias para a revenda de itens usados por valores mais amigáveis, além de transformar essa iniciativa em uma ação mais sustentável, algo que envolve a economia circular. Uma delas é a Decathlon, que se consagrou como pioneira entre as demais lojas do setor esportivo para compra e venda de produtos de segunda mão.

O projeto que faz uso dessa proposta recebeu o nome de Decathlon Circula. “O lançamento, além de ampliar o nosso catálogo de produtos esportivos em um mercado em constante crescimento, reforça nosso posicionamento de marca engajada com o planeta. O lançamento de serviços sustentáveis é um dos pilares do nosso projeto de sustentabilidade, junto com o nosso compromisso de ter 100% de produtos ecodesign até 2026″, reforça Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

Um mercado de segunda mão dentro
de uma loja de produtos novos?

Parece besteira pensar em uma economia de segunda mão para varejos que nunca entraram nesse mercado, mas esse movimento logo se tornará urgente. De acordo com um levantamento do Sebrae, feito em 2021, o número de estabelecimentos especializados em produtos usados aumentou em 48,58%.

Mas à primeira vista, o projeto parece estranho às marcas que vendem produtos de primeira mão. Afinal, como funciona a revenda de itens usados? Quais são os parâmetros usados para destacar os bons produtos que ainda estão propícios para uso? Como eles serão precificados?

Leia mais: Por que o mercado de usados cresceu tanto? CEO da Precifica responde

A iniciativa contará com todo um processo tecnológico, que terá apoio dos próprios consumidores da Decathlon, e também se enquadra nas metas sustentáveis da empresa. “Estamos muito empolgados com este novo serviço, que incentiva os esportistas a aumentar a vida útil dos produtos fomentando novos hábitos de consumo consciente. O projeto se inscreve dentro de um compromisso ambiental para sermos cada vez mais reconhecidos como marca esportiva e engajada”, comenta Sarah Bouvil, diretora de Comunicação e Marketing da Decathlon Brasil.

Logo no início, o projeto será feito em parceria com o Semexe, uma startup que já faz a comercialização de itens usados voltados à ciclismo. “É um grande orgulho formarmos essa parceria com uma das marcas mais icônicas do esporte e um privilégio ver a preocupação genuína de toda liderança com o meio ambiente. Estamos comprometidos em gerar uma experiência simples e de qualidade para quem quer comprar ou vender o seu item usado”, comenta Gabriel Novais, CEO da Semexe.

Como funciona?

A iniciativa Decathlon Circula tem como objetivo priorizar a revenda de itens em bom estado para reuso. Para tanto, a empresa disponibilizará uma equipe específica para averiguação e precificação desses produtos.

Na prática, funciona da seguinte forma: o primeiro passo é escolher itens para revenda, que podem inclusive ser de outras marcas — produtos que não foram comprados na Decathlon. Feito isso, o então vendedor deve levar esses itens a um dos pontos de coleta, que se iniciam na loja do Morumbi, em São Paulo (SP), e realizar o cadastro deles no portal.

Conheça o Mundo do CX

Em seguida, os produtos são separados, identificados e lacrados para envio à equipe de curadoria da Semexe, que realizará a avaliação dos itens, fará as fotos deles, precificação e publicação do anúncio. A equipe também embala e despacha para o comprador.

Após a publicação do anúncio, o vendedor dos itens poderá diminuir o preço anunciado em até 50% ou aumentá-lo em até 25%, e assim que a venda é efetuada, ele recebe o valor do item, subtraído a comissão destinada à Decathlon, podendo transferi-lo para conta bancária cadastrada ou utilizar como crédito para compras na loja.


+ Notícias

Recommerce: varejo de moda online cresce na venda de itens usados

Uma loja onde tudo é de graça? Sim! Conheça a Mimoo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]