O Ingka Group é um parceiro estratégico da Ikea, a rede de móveis sueca mundialmente admirada. responsável pela operação de franchising da empresa em 30 mercados distintos, o Ingka Group acumulou um formidável conhecimento sobre mercados em mudança, o papel da liderança e cenários do futuro do varejo. Barbara Martin Coppola, Chief Digital Officer da empresa, compartilhou esse conhecimento durante o WRC e mostrou como o aprimoramento constante do negócio, da relação entre preço e custo e propósito pode fazer muito pelos consumidores no mundo inteiro.
Barbara cita 3 fundamentos para assegurar a perenidade e o crescimento sustentado dos negócios da Ikea: as raízes, a velocidade e o coração.
Raízes
Nos 76 anos de vida da Ikea, a companhia nunca perdeu sua visão, criar uma vida melhor para todas as pessoas. Simplicidade, humildade e força de vontade fazem parte dos valores que expressam as raízes da companhia, sua constância e o que constitui o pilar sobre o qual consegue atravessar as transformações do mundo, mesmo em um momento de aceleração, ansiedade e incerteza como o atual. Ao mesmo tempo, os valores e a identidade da empresa são a força que a impulsiona a ser veloz, capaz de tomar decisões com extrema agilidade, até mesmo antecipando mudanças e respondendo às demandas dos consumidores.
Velocidade
A crença e o olhar atento às origens da empresa, constituem o cerne da confiança que cria vínculos sólidos com clientes e colaboradores. A Ikea estimula todos os empregados a criarem, proporem ideias, levarem testes adiante, para que possam se sentir parte de um contexto mais amplo. Dessa forma, a empresa consegue se manter ágil e leve, obedecendo ao propósito, mesmo diante dos avanços tecnológicos. A empresa foi desenhada para tomar decisões rapidamente, e se sentir à vontade em um cenário de aceleração intensa. Velocidade, contudo, só faz sentido quando é guiada também pela paixão.
Coração
Em um momento no qual o planeta está sob risco, é vital que as empresas olhem para o seu coração, acreditem nas emoções e exerçam sua empatia para aumentar seu envolvimento com os consumidores. “A tecnologia pode ser assustadora e é necessário nunca perder de vista que as empresas existem para servir aos consumidores e as sociedades. Os clientes estão inseguros quanto à sua privacidade e a Ikea acredita que as pessoas precisam ter confiança sobre seus dados e sobre o que as empresas fazem com eles”, afirma Barbara.
Sustentabilidade
A Ikea acredita firmemente na sustentabilidade. Talvez os leitores desconheçam, mas a empresa é a maior produtora de comida orgânica no planeta. Ela patrocina culturas orgânicas em diversos países, porque acredita que todas as pessoas do mundo merecem uma alimentação mais saudável, com menor impacto ambiental. Ao mesmo tempo, 79% da energia utilizada pela companhia advém de fontes renováveis e a estimativa é atingir 100% em 2022. O compromisso da empresa é reduzir em 80% o consumo de energia nas lojas.
Fiel aos seus princípios, o uso das Inteligências Artificiais é mais voltado para a criação de algoritmos que levem a criação e design de móveis e produtos mais sustentáveis, acessíveis e duráveis. O Big Data procura compreender em linhas gerais quais produtos podem trazer mais benefícios para os consumidores, com respeito pela sua privacidade.
As lições da Ikea são valiosas e dificilmente replicáveis. Sua honestidade de propósitos e a crença em seus valores, a defesa de seus princípios mostram como uma empresa pode realmente ser um agente de mudança e uma força do bem. Na Ikea, propósito é DNA e percorrem cada tarefa, cada loja, cada pessoa, todos os dias. Uma inspiração que provoca transformação e modela a empresa para se adaptar e se manter relevante no presente e no futuro.
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