Pesquisar
Close this search box.
/
/
DAN Galeria realiza exposição sobre Linda Kohen

DAN Galeria realiza exposição sobre Linda Kohen

“Um quadro é válido quando sugere uma ideia. Esta ideia se concretiza pela estrutura da obra, pelo desenho, pela combinação de cores ou pelo próprio tema. A abstração está presente, mesmo nos temas mais triviais. […] a pintura é uma metáfora que expressa um momento, um sentimento, o tempo.”

“Um quadro é válido quando sugere uma ideia. Esta ideia se concretiza pela estrutura da obra, pelo desenho, pela combinação de cores ou pelo próprio tema. A abstração está presente, mesmo nos temas mais triviais. […] a pintura é uma metáfora que expressa um momento, um sentimento, o tempo.”
 
A definição da artista Linda Kohen (1924) advém da união de duas culturas – a italiana e a latino-americana – que marcaram a vida e obra da artista que, em 2014, completa 90 anos. A partir do dia 24 de maio, a exposição O Olhar, na Dan Galeria, trará obras que abrangem mais de 50 anos da produção da artista, que se notabilizou, entre outras razões, pelo tom subjetivista que deu à pintura figurativa. “Há uma simultaneidade de olhares na obra dela. O título da exposição remete a duas situações: o olhar para o objetivo, mas não um olhar naturalista. É um olhar com sentimento”, afirma Peter Cohn, da Dan Galeria.

Nascida em Milão (Itália), filha de uma família judia, Linda emigrou com os pais após a lei racial do fascismo de Mussolini para a Argentina, em 1939.
 
Da arte do “Velho Mundo”, trouxe a volumetria construtiva e os arranjos perspectivos dos espaços, influências do Renascimento italiano-toscano, de artistas como Masaccio e Piero della Francesca.

Do “Novo Mundo”, onde aperfeiçoou sua técnica, trouxe a abstração e o aspecto surrealista para a tradição classicista renascentista de construção de cenários imóveis e encantados. Nisso, sua obra se encontra com o início da tradição do realismo mágico latino-americano, que, na literatura, teve em Gabriel García Marquez, falecido recentemente, seu principal expoente.

Com forte traço autobiográfico e intimista, na concepção das personagens femininas e na criação dos espaços cotidianos, a técnica e a criação da artista tiveram como influência fundamental o aprendizado no Ateliê Torres-García, em Montevidéu. Criado pelo artista Torres-García após uma temporada em países como Itália, França e Espanha, o ateliê tinha o objetivo de trabalhar a criação artística de maneira transcendental e atemporal, para além dos modismos e das escolas que marcam determinado período. Do período no Ateliê, no qual conviveu com artistas como Julio Alpuy, a artista desenvolve os valores plásticos, o conceito fundamental de que a pintura não é uma cópia da realidade senão uma criação e de que a abstração também é criada a partir de uma estrutura.
 
O outro aspecto é a subjetividade, uma vez que, para Torres-García, a criação deveria estar em consonância com o sentimento cotidiano e o momento da vida com o artista. O caráter intimista e pessoal marcará a obra da artista sobretudo a partir de 1974, sem deixar de lado seu caráter universal e absoluto. “Há uma riqueza interior e socialmente crítica que transparecem na obra dela de uma maneira muito intensa: na solidão, na intimidade da pessoa consigo mesma. A obra de Linda Kohen traz uma série de ingredientes que poucas vezes se vê na pintura figurativa e que podemos ver na forma com que os objetos são expressos em sua obra. O entorno mais amplo (o social) e subjetivo tornam a obra dela mais universal que o seu silêncio sugere”, afirma Cohn.

Linda Kohen – O Olhar, na Dan Galeria

Visitação: De 24 de março a 24 de junho
De segunda a sexta das 10h às 18h, sábado das 10h às 13h

Rua Estados Unidos, 1638
Telefone: (11) 3083-4600

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]