Porsche é uma marca que está no imaginário humano há muitos anos, sonho de consumo, alto status, máquina formidável e uma empresa que tem as rédeas do mercado.
O relações públicas da Porsche, Patrick Garner, deu a receita do sucesso para o relacionamento com o cliente, durante o SapphireNow 2014, em Orlando: CRM holístico, apelo a dados consolidados, processos integrados e pontos coordenados globalmente de contato com o consumidor.
E uma das ferramentas usadas pela empresa para consolidar e integrar dados pode parecer surpreendente para os dias atuais: o mailing.
Para ele, um bom follow up do mailing, com atualizações precisas, é um mecanismo ideal para quem precisa de muita informação precisa e o cruzamento das informações pode render um bem precioso para as empresas. Isso possibilita à Porsche contatos individuais com os clientes altamente personalizados – ou seja, o cliente recebe apenas o que quer e precisa e o famoso e tão em voga marketing preditivo acontece por meio de um instrumento quase retrô.
A segmentação preditiva do consumidor, segundo Garner, permite identificar hoje consumidores que estão mais propícios a comprar amanhã. “O segredo é ganhar relevância. Temos uma comunicação com nosso consumidor 100% relevante o que nos permite uma alocação de budget 100% otimizada”, diz.
O resultado? Clientes não apenas satisfeitos, mas empolgados, com feedbacks que parecem saídos de propagandas de TV dos anos 80. Mesmo porque, como finaliza Patrick Garner: “não podemos esquecer, no fim das contas, é tudo sobre o consumidor”.