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Da Redação – O fator humano

Da Redação – O fator humano

Gente é paixão, gente é emoção. Nas últimas semanas, a redação de NOVAREJO viveu intensamente essa verdade. Não apenas pelo fato do jornalismo ser uma atividade artesanal (por enquanto, algoritmos não conseguem escrever textos profundos, brilhantes e tocantes), mas porque esta edição da revista está impregnada do fator humano. Tem calor, tem intensidade.

Esse foco nas pessoas é, evidentemente, representado pela reportagem de capa. Um trabalho de grande fôlego que entrevistou os premiados da primeira edição do prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar GPTW NOVAREJO, uma parceria nossa com o Great Place to Work que, pela primeira vez no mundo, realizou uma lista focada no setor. Sucesso absoluto, com 61 varejistas inscritas.

Na longa apuração do que torna as 24 varejistas tão especiais, nossa redação conversou com presidentes, departamentos de RH e colaboradores dessas empresas, em um processo longo e cansativo, mas extremamente emocionante. Histórias maravilhosas de pessoas que trabalham em empresas grandes, médias e pequenas, de diversos segmentos, mas que têm em comum o fato de encontrar no varejo uma missão de vida. Inspiração e transpiração unidas para criar um retrato de um setor que faz, acontece e motiva.

Tamanho esforço e ainda houve espaço para mostrar outra face do fator humano no varejo. Somos todos contadores de história. Desde os tempos das cavernas, tendemos a criar narrativas. Quando crianças, somos os protagonistas de nossas aventuras. Ao chegar à idade adulta, enterramos esse lado fundamental de nossa personalidade em algum lugar entre reuniões e e-mails. O mundo dos negócios, e o varejo em particular, vem redescobrindo o storytelling como um aspecto fundamental da criação de relacionamentos com os clientes. Buscamos, então, grandes exemplos de como a ?contação de histórias? gera vínculos, fideliza, encanta.

Esquecer outros aspectos do negócio do varejo, porém, não faz parte do nosso DNA. A visão de NOVAREJO é ampla, global, holística. Por isso, mostramos nesta edição que o futuro já chegou, por meio dos celulares, e que diversas empresas, aqui mesmo no Brasil, têm no mobile seu principal canal de vendas. Uma transformação que era impensável há dez anos. E que ainda está apenas no início. Rompemos fronteiras ao fazer uma instigante entrevista com o Robert Knight, um dos maiores especialistas mundiais em neurociência aplicada ao consumo, e mostramos que o mapeamento do cérebro humano abre novas fronteiras no entendimento do comportamento dos consumidores.

Cinco parágrafos. Cinco letras. G-E-N-T-E. Cada uma delas começando um dos parágrafos. Porque, no fundo, tudo começa nas pessoas. E falar em varejo sem elas é falar do nada.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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