/
/
Da onde vem a carne que é vendida no supermercado

Da onde vem a carne que é vendida no supermercado

Você sabia que os supermercados podem comercializar produto sem ligação com desmatamento, trabalho escravo e violência no campo?
 
As redes de supermercados brasileiras têm o poder de escolher de que tipo de frigorífico comprarão a carne para vender em seus açougues próprios. Exatamente por isso o Greenpeace lançou o relatório ?Carne ao Molho Madeira ? Como os supermercados estão ajudando a devastar a Amazônia com a carne de suas prateleiras?.

A partir do levantamento de informações sobre a política de aquisição de carne bovina oriunda da Amazônia de sete redes de supermercados, o relatório mapeia como as gigantes do setor vêm lidando com o problema. O resultado é assustador: nenhuma delas atinge o ?patamar verde?. 

?Nenhum supermercado consegue, hoje, garantir que 100% da carne que comercializa é livre de crimes socioambientais?, resume Adriana Charoux, da campanha da Amazônia do Greenpeace Brasil.

O relatório avaliou três aspectos principais: a existência e o alcance destas políticas, os critérios dessas políticas e quanto os supermercados são transparentes em relação ao tema junto a seus consumidores e fornecedores. 

Dentre os analisados, o Walmart foi quem saiu na frente, com 62% dos requisitos considerados fundamentais. Atrás dele, o Carrefour atingiu 23%, enquanto o Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior empresa do setor, apenas 15%. 

Na lanterna, o Cencosud alcançou meros 3%, o Grupo Pereira-Comper, líder no Mato Grosso, o Grupo DB (que têm forte presença em várias cidades da Amazônia) e o Yamada (que preside atualmente a Associação Brasileira de Supermercados ? ABRAS) não forneceram qualquer informação a respeito de suas políticas para evitar a ligação entre o desmatamento e a carne que comercializam. 

?Desde 2009 existem frigoríficos comprometidos com o desmatamento zero. Agora é a hora de os supermercados assumirem a mesma responsabilidade, já que têm o poder de boicotar a compra de produtos ligados ao desmatamento. Eles podem impedir que a carne contaminada com a destruição da floresta chegue ao nosso prato?, desafia Charoux.

Nas últimas décadas, mais de 750 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica brasileira foram destruídos. Aproximadamente 60% desta área virou pasto para gado. Atualmente existem mais bois do que seres humanos no país: são mais de 212 milhões de cabeças de gado. Só na Amazônia são aproximadamente 80 milhões de animais. 
 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]