A partir do levantamento de informações sobre a política de aquisição de carne bovina oriunda da Amazônia de sete redes de supermercados, o relatório mapeia como as gigantes do setor vêm lidando com o problema. O resultado é assustador: nenhuma delas atinge o ?patamar verde?.
O relatório avaliou três aspectos principais: a existência e o alcance destas políticas, os critérios dessas políticas e quanto os supermercados são transparentes em relação ao tema junto a seus consumidores e fornecedores.
Na lanterna, o Cencosud alcançou meros 3%, o Grupo Pereira-Comper, líder no Mato Grosso, o Grupo DB (que têm forte presença em várias cidades da Amazônia) e o Yamada (que preside atualmente a Associação Brasileira de Supermercados ? ABRAS) não forneceram qualquer informação a respeito de suas políticas para evitar a ligação entre o desmatamento e a carne que comercializam.
?Desde 2009 existem frigoríficos comprometidos com o desmatamento zero. Agora é a hora de os supermercados assumirem a mesma responsabilidade, já que têm o poder de boicotar a compra de produtos ligados ao desmatamento. Eles podem impedir que a carne contaminada com a destruição da floresta chegue ao nosso prato?, desafia Charoux.