Pesquisar
Close this search box.
/
/
Custo de vida na cidade de São Paulo aumenta 1,95% em janeiro

Custo de vida na cidade de São Paulo aumenta 1,95% em janeiro

A alta, segundo o  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), reflete a sazonalidade dos meses de janeiro. No mesmo mês de 2013, houve aumento de 1,77%

O custo de vida no município de São Paulo apresentou elevação de 1,95% em janeiro, segundo dados divulgados hoje (10) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A alta, segundo a entidade, reflete a sazonalidade dos meses de janeiro. No mesmo mês de 2013, houve aumento de 1,77%.

Os principais grupos responsáveis pela expansão foram educação e leitura, que tiveram acréscimo de 7,63%, despesas pessoais (6,68%), habitação (1,94%) e alimentação (1,38%). em recreação, houve aumento de 1,04%; saúde, de 0,83%; transporte, de 0,54%; e equipamento doméstico, de 0,17%. Vestuário teve queda nos preços de 0,39%.

Em educação e leitura, os itens com as maiores elevações nos preços foram: mensalidades da educação infantil e ensino fundamental, com variações superiores a 10%, do ensino médio (9,38%) e universitário (8,11%) e livros didáticos (7,68%).

No grupo despesas pessoais, que teve elevação de 6,68%, fumo e acessórios (aumento de 12,40%) foram destaque. Segundo o Dieese, a alta foi pressionada pela elevação de 12,57% nos preços dos cigarros, reajustados em janeiro pelo segundo ano seguido. Produtos e serviços de higiene e beleza sofreram aumento de 1,07%.

Em habitação, serviços domésticos tiveram alta de 7,12%, seguidos de condomínio (4,21%) e água (3,13%). Operação do domicílio – energia e gás – teve elevação de 2,67%; locação, impostos e condomínio, de 1,60%; e conservação do domicílio, de 0,19%.

Na alimentação, destacam-se as altas dos pães industrializados (3,03%), de açúcar (2,62%) e refrigerantes (1,38%). No entanto, houve queda de 7,89% no leite do tipo longa vida. Na alimentação fora do domicílio, foi registrado aumento de 1,01% na refeição principal e de 1,12% nos lanches. Hortaliças aumentaram 7,03%; frutas, 4,06%; raízes e tubérculos, 3,66%; e carnes, 3,41%.

Nos últimos 12 meses, de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, o custo de vida na cidade de São Paulo acumula elevação de 6,23%. O grupo saúde lidera a alta, com elevação de 13,20%, seguido por despesas pessoais (9,4%); educação e leitura (9,04%). Em alimentação, houve aumento de 6,06%; habitação, de 3,83%; transporte, de 3,32%; recreação, de 1,3%; equipamento doméstico, de 0,63%; e vestuário, de 0,5%.

* Via Agência Brasil


Leia mais:

Conheça as empresas mais reclamadas no Procon em 2013

Sucos contêm menos teor de fruta que o exigido por lei

Encomenda extraviada: quem paga a conta?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]