O clube de assinatura de vinhos, Wine, tem notado o quanto a sua área de Customer Success é um verdadeiro trampolim para a carreira de diversos profissionais. Atualmente, 120 pessoas atuam no setor de atendimento ao cliente da companhia, que se tornou conhecido como ‘celeiro de talentos’ da Wine.
“Temos profissionais com diversos tipos de formação na nossa área de atendimento, como Direito, Psicologia, Arquitetura, Comunicação, Letras, Enfermagem, entre outras, além de pessoas de várias idades – o que proporciona uma diversidade de mindset sem igual. O que percebemos é que muitas pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho ou que não conseguiram uma oportunidade em suas áreas de formação, acabam vindo para o nosso CS e daqui se desenvolvem para outras áreas ou ganham o mundo lá fora”, explica Paula Caetano, gerente de cultura e pessoas da Wine.
Odair Motta Junior, gerente comercial de B2B da Wine, é um deles. Começou na empresa em 2013 na área de SRW, como a companhia chama seu atendimento ao cliente. Antes de exercer esse cargo, passou pelas funções de supervisor de relacionamento para B2C, supervisor de relacionamento Jr. para B2B, supervisor de vendas de B2B, coordenador de vendas B2B e gerente de vendas de B2B.
“Antes de trabalhar na Wine, eu já tinha tido experiência no mercado de trabalho em áreas como Departamento Pessoal e Comercial, mas foi no SRW da Wine que eu pude desenvolver a excelência no atendimento ao cliente, gestão de processos, gestão do tempo e a busca da solução das demandas dos clientes com qualidade e eficiência que aplico até hoje na área comercial”, diz Odair, que, hoje, cursa Gestão Comercial para se capacitar e alavancar ainda mais sua carreira.
Cintia Raquel Timm entrou na empresa em 2015, também na área de atendimento ao cliente, e de lá para cá já são oito anos como Wineana. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, ela teve a oportunidade de fazer uma pós-graduação em administração estratégica enquanto estava na área de CS. Hoje, Cintia atua como Líder de Logística na Wine e reconhece os aprendizados que teve no SRW.
“Trabalhar com atendimento me tornou uma pessoa mais empática e segura. Aprendi a ouvir, dialogar, negociar e conheci sobre vinhos, pronúncias e harmonizações”, Cintia Timm, atual líder de logística
“Trabalhar com atendimento me tornou uma pessoa mais empática e segura. Aprendi a ouvir, dialogar, negociar e conheci sobre vinhos, pronúncias e harmonizações. Aprendi muito enquanto atuei no SAC da Wine e tudo que aprendi aplico no meu dia a dia. Tive a oportunidade de conhecer a visão do cliente e agora atuo na ponta oposta, no final do processo. Agradeço muito ao setor que foi minha porta de entrada no mundo dos vinhos”, conta Cintia.
O desafio das novas gerações
Um dos novos desafios para as organizações nos últimos anos está na retenção de talentos. Pesquisas apontam que a geração Y (nascidos a partir de 1980) vai representar 70% da força de trabalho até 2030. A nova geração de colaboradores irá requerer das empresas muito mais dinamismo e escuta ativa. Segundo pesquisa da Workmonitor, 55% dos trabalhadores da geração Y e Z afirmam que deixariam o emprego se isso interferisse em suas vidas pessoais.
Sem dúvida, ações, projetos de carreira e, acima de tudo, uma cultura empresarial voltada para o entendimento e a construção de talentos se tornou um diferencial para desenvolver não só equipes, como negócios. Benefícios e um bom salário são atrativos que nunca deixarão de ser percebidos por nenhuma geração de trabalhadores, no entanto, as mudanças de percepção do valor do trabalho e das prioridades relacionadas à qualidade de vida e ao bem-estar faz com que as companhias que se destacam na retenção de talentos sejam as que demonstram comprometimento e atenção com o funcionário – e não apenas com o seu negócio.
Empresas que buscam hoje melhorar seu desempenho de mercado podem se destacar ao investir na qualidade das condições de trabalho de seus funcionários, e mantém um olhar atento para a inclusão e diversidade de suas equipes, consequentemente terão sua produtividade impactada. O desafio está em entender o momento – de cada negócio e sociedade – e conectá-los com o propósito da empresa sem desconectar seus colaboradores de seus próprios anseios.
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