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Quer sair da crise? Invista em tecnologia e personalização

Quer sair da crise? Invista em tecnologia e personalização

Veja como a Boa Vista SCPC aplica inteligência analítica e personalização para oferecer ao mercado alternativas que contribuem para alavancar os negócios

Em um período de crise econômica, rever determinados padrões, como os usados para abordar consumidores, pode ser decisivo para o futuro dos negócios. Por isso, a Boa Vista SCPC desenvolveu o Segmenta. Uma solução intuitiva e versátil, de ótimo custo-benefício, que identifica na carteira de clientes os perfis de consumidores que são mais propensos a determinadas ações de marketing, vendas, crédito e cobrança. Ao identificar os perfis de públicos, a ferramenta ajuda as empresas a definirem iniciativas personalizadas em investimentos que reverterão em vendas.

Como explica a diretora de produtos da Boa Vista SCPC, Maria Dolores Gil de Oliveira, o Segmenta foi desenvolvido com informações cadastrais, geográficas e de consulta ao SCPC, com o objetivo de agrupar pessoas com perfis semelhantes entre si. A aplicabilidade da ferramenta pode se dar de diferentes formas, já que a análise é feita à base de informações do cliente, apontando quais são os perfis de consumidores que mais se sobressaem.

Aplicações e benefícios

 O Segmenta é uma ótima ferramenta para ações de marketing. A solução possibilita que as empresas conheçam o perfil da sua carteira e entendam quais são os melhores públicos para determinados produtos ou serviços. Com isso, é possível direcionar campanhas de marketing de maneira mais assertiva para os já clientes e/ou prospects.

No segmento de crédito e cobrança, o teste de canal é um exemplo da eficiência para bancos e financeiras. Ao identificar o jovem como o principal perfil de devedor, a empresa pode escolher um meio mais adequado para efetuar a cobrança, como o envio de SMS. Já se o perfil do devedor identificado é mais velho, recomenda-se avaliar, de acordo com os custos, o envio de mala direta ou mesmo telemarketing. Tudo para minimizar os despesas e recuperar a dívida.

Empresas de cartões de crédito também podem obter benefícios ao aplicarem o Segmenta em suas carteiras de clientes. Ao identificar o percentual de consumidores em cada um dos perfis, um determinado banco pode avaliar se é vantajoso propor mudança de variante, como do Gold para Platinum, ou se amplia o limite de crédito para compras e saques pré-definidos.

O Segmenta pode ser usado ainda como ferramenta de geomarketing, porque auxilia na escolha de uma determinada região para abertura de um novo negócio ou investimento em mídia. E mais, é ideal para a identificação de novas oportunidades de negócios.

Os perfis

Para chegar aos grupos de consumidores que compõem o Segmenta, a área de Analytics da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia estatística de clusterização, que agrupa indivíduos com características semelhantes e os separa em grupos diferentes. Os perfis definidos, inicialmente, foram: desbravadores (homens e mulheres jovens de baixa rena), ambiciosos (homens e mulheres de classe média), chefes de família (homens e mulheres de baixa renda), pessoas de negócio (homens e mulheres adultos de alta renda) e seniors (homens e mulheres idosos de baixa renda).

Com esta classificação dos consumidores na população, as empresas conseguem explorar ao máximo as prospecções de mercado e aperfeiçoar a gestão de seus clientes. Ao conhecê-los, podem construir campanhas e ações mais dirigidas, com mensagens e meios assertivos.

Investimento

“A solução é viável para empresas de todos os portes e ramos de atividade. E tem ótimo custo-benefício porque sua precificação é feita por volume de consulta de forma cascata, ou seja, volumes maiores implicam um valor unitário menor”, comenta a diretora da Boa Vista.

Empresas interessadas no produto devem ligar na central de atendimento (0800 -701- 7887). As que já mantêm relações comerciais com a Boa Vista SCPC devem contatar diretamente o gerente de conta ou, quando em outra cidade, procurar o parceiro local.

 

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