Pesquisar
Close this search box.
/
/
Crise hídrica e suas consequências para a economia e os negócios

Crise hídrica e suas consequências para a economia e os negócios

Falta de água prejudica a agricultura, a indústria e, consequentemente, a economia e o seu negócio

* Por Cláudia Martinelli, especialista em Economia Sustentável e articulista da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, temos que ter uma conversa séria. Preciso tratar com você de um assunto que muitos tentam deixar de lado, mascará-lo como pouco importante ou, pior, rotulá-lo como conversa de ?ecochato?, o que torna qualquer chance de diálogo impraticável. Nesse texto, vou falar sobre os recursos naturais e sua importância, especialmente sobre a água.

E antes de qualquer julgamento, saiba que esse assunto afeta você, os seus negócios e a todo o processo econômico.

Acredito que as consequências que estão começando a serem sentidas principalmente em São Paulo podem me ajudar a convencê-lo de que esse é um assunto muito importante, e de alto impacto na economia.

A falta de água prejudica a economia? Sim!

Segundo uma matéria no site do jornal ?O Estado de São Paulo?, publicada em maio desse ano, a crise da água no Sistema Cantareira está ameaçando a indústria e fez a Rhodia parar sua produção por duas semanas na fábrica de Paulínia.

Nessa mesma matéria, o presidente da General Motors para a América do Sul nos relembra de algo muito importante: ?Não é possível ter um plano B, como fizemos quando houve racionamento de energia?. Neste caso, a GM utilizou geradores, mas ?com a água é diferente, não tem como gerar mais?. A matéria está neste link, caso queira ler com mais calma.

A água tem um papel importantíssimo na indústria e na agricultura. No Brasil, 90% do uso desse recurso é dedicado para essas atividades. Além disso, a maior parte da nossa base energética é dependente dos nossos recursos hídricos.

Em relação ao setor de serviços, é importante lembrar que as escolhas feitas também causam impacto, ainda que menores. Um computador, por exemplo, demanda 1.500 litros de água para ser produzido. Veja aqui a quantidade de água para a produção de diversos produtos.
Deixando a ideologia de lado e apelando para a racionalidade

É importante lembrar que a água nos é fornecida por um intrincado e complexo ciclo que depende da saúde de outros sistemas. As matas ciliares, que ficam a beira dos rios, permitem que essa água corra fluída e a protege de erosões, assoreamentos e contaminações.

Quanto mais limpo o ar, maior a qualidade da água que chegará aos reservatórios e cisternas. A visão limitada não cabe mais nos dias de hoje, precisamos expandi-la e entender um pouco da complexidade do mundo em que vivemos, se desejarmos continuar vivendo e fazendo negócios nele.

A forte disputa ideológica do tema, com radicalismos expressos aqui e ali, e sua aplicação política realmente cansam e acabam por diluir a atenção que deveria atrair de gente séria, que se não está preocupada com o próprio bem estar, ao menos poderia se preocupar com a escala do problema econômico que este tema representa, afetando empregos, negócios e a competitividade.
Conclusão

Finalizando, o propósito desse artigo não é acusar ou estigmatizar empreendedores e empresários, mas mostrar-lhes a grande responsabilidade que possuem ao fazerem suas escolhas. No fim das contas, todos as temos.

Feliz ou infelizmente, não podemos mais nos dar ao luxo de falar em externalidades como se elas não fossem cobrar uma ?alta conta? logo ali na esquina e em pouco tempo. E quanto mais ignorarmos essas questões, maiores serão os ?juros? cobrados.

* Via Dinheirama

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]