Um dos novos pilares do marketing digital é o trabalho dos criadores de conteúdo na divulgação das marcas. Estes profissionais – também conhecidos no mercado como creators – podem contribuir elaborando material para blogs, criando notícias, imagens, vídeos e todo o tipo de conteúdo que faz com que as empresas tenham uma voz nos canais de comunicação digitais.
Embarcando nessa onda, a varejista Ikesaki Cosméticos se destacou ao inaugurar um estúdio destinado a criação de conteúdo. Localizado na cidade de São Paulo, o espaço foi criado com o objetivo de fortalecer a presença da marca no mundo online. Além disso, o ambiente pode ser utilizado para a produção de vídeos de qualidade pelos profissionais da beleza e creators do segmento, no qual há a possibilidade de parceria com a Ikesaki.
Mas como é a relação das marcas com os criadores de conteúdo?
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Importância dos criadores de conteúdo
Um primeiro ponto a ser destacado quando se fala da importância dos creators para as empresas é a questão da autoridade. “De maneira simples e direta, bons conteúdos geram autoridade de marca, pois somente especialistas verdadeiros tem o que falar, de maneira concreta. Criadores de conteúdo são cada vez mais importantes nesse contexto, considerando que o mundo digital propiciou uma mudança de comportamento em relação ao consumo de informações”, explica Claudio Gonçalves, professor da Strong Business School.
Além disso, eles representam uma espécie de comunidade. “Quanto maior o senso de comunidade que um criador de conteúdo consegue desenvolver, mais importante ele é para as empresas, pois ele dissemina a ideia das mesmas em sua audiência”, conta Rejane Toigo, estrategista digital e especialista em Neuromarketing.
Segundo a influenciadora digital Franciele Grossi, os criadores de conteúdo são capazes de melhorar o posicionamento da empresa nas redes sociais, de trazer mais notoriedade para o produto ou serviço oferecido e de aperfeiçoar o relacionamento da instituição com o público. Além disso, Claudio Gonçalves comenta que os creators, através do letramento digital têm o poder de evidenciar todas as características que o consumidor deseja e procura em um produto ou serviço.
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Interação do público com a marca
Nos dias atuais, existem inúmeras estratégias de marketing que visam melhorar a interação do público com a empresa. Contudo, uma pergunta que fica no ar é: de que forma esse objetivo pode ser alcançado através dos criadores de conteúdo?
Para Franciele Grossi, a resposta está na credibilidade dos creators. Isso porque o consumidor tende a se sentir mais à vontade para interagir com as empresas de forma mais humanizada e, até mesmo, indicar produtos e serviços quando há uma especialista como referência.
É importante ressaltar que essa interação se dá por meio das respectivas funções das redes sociais. Palavras como “likes”, “visualizações”, “compartilhamentos”, “seguir”, “deixar de seguir” e “comentários” são as moedas de troca desse marketing e a forma como o público encontra para se manifestar perante a marca”, exemplifica Claudio Gonçalves.
Cuidados na escolha de um creator
Apesar dos benefícios oferecidos pelos criadores de conteúdo, é preciso que as empresas tenham muito cuidado na hora de escolhê-los. De acordo com Franciele Grossi, é importante saber se o creator tem alguma familiaridade com o produto ou serviço oferecido pela marca, se é engajado o suficiente no nicho a ser divulgado e se não está envolvido em polêmicas. Por sua vez, Claudio Gonçalves acrescenta que, antes da escolha, um dos pontos a ser considerado é o repertório. “Parece simples falar, mas é extremamente trabalhoso construir. Um criador de conteúdo, antes de tudo, precisa de um repertório amplo, não segmentado, que trafegue por todos os matizes e percepções”, detalha.
Outro ponto fundamental é a cautelas que os próprios creators precisam ter ao desenvolver um trabalho. Cláudio Gonçalves destaca, primeiro, que o criador de conteúdo precisa entender a marca e o público. “Marcas são entidades que geram percepções intensas, são quase personalidades. Algumas são fortes, outras delicadas ou tecnológicas. Entender a visão do público em relação à razão de ser da marca faz toda a diferença”, pontua.
O professor da Strong Business School ainda diz que outra preocupação que o creator deve ter é a visualização do concorrente. “Pesquisar o tempo todo é fundamental, mas avaliar o que os outros players estão fazendo pode oferecer um panorama das tendências em andamento e propiciar um ajuste de discurso”, finaliza.
Os principais desafios
E quanto aos desafios? Um dos principais obstáculos citados por Rejane Toigo é a sinergia de narrativas, “ou seja, aquilo que a marca quer passar e aquilo que o influenciador consegue passar através do seu estilo de vida e do seu branding. O alinhamento de branding da marca com o criador de conteúdo é a parte mais sensível desse negócio”. Franciele Grossi ainda inclui que outra adversidade presente nessa união é a questão do fechamento das vendas, isto é, a forma como um creator conseguirá converter o engajamento dos conteúdos em um consumo físico ou online.
Futuros aprimoramentos
De acordo com Franciele Grossi, um dos pontos de aperfeiçoamento é a criação de uma comunicação mais estreita e efetiva entre a marca e o consumidor. “Quando isso ocorre, há um melhor engajamento e posicionamento, o que, consequentemente, reflete na lucratividade”, complementa.
Além disso, Claudio Gonçalves relata que entender o consumidor é um trabalho que sempre deve ser retocado. “O ser humano é um processo inacabado e em transformação diária. Mesmo que o marketing conheça o seu público, as informações de ontem já são diferentes das de hoje. Pesquisar o público definido, materializar uma persona e olhar as tendências sempre vai fazer toda a diferença para uma produção mais efetiva”, conclui.
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