Pesquisar
Close this search box.
/
/
Criadores de conteúdo: os novos aliados do marketing empresarial

Criadores de conteúdo: os novos aliados do marketing empresarial

Através de diferentes técnicas e conhecimentos, os creators são capazes de trazer inúmeros benefícios para as marcas.

Um dos novos pilares do marketing digital é o trabalho dos criadores de conteúdo na divulgação das marcas. Estes profissionais – também conhecidos no mercado como creators – podem contribuir elaborando material para blogs, criando notícias, imagens, vídeos e todo o tipo de conteúdo que faz com que as empresas tenham uma voz nos canais de comunicação digitais.

Embarcando nessa onda, a varejista Ikesaki Cosméticos se destacou ao inaugurar um estúdio destinado a criação de conteúdo. Localizado na cidade de São Paulo, o espaço foi criado com o objetivo de fortalecer a presença da marca no mundo online. Além disso, o ambiente pode ser utilizado para a produção de vídeos de qualidade pelos profissionais da beleza e creators do segmento, no qual há a possibilidade de parceria com a Ikesaki.

Mas como é a relação das marcas com os criadores de conteúdo?

Leia mais:
Nova era da Vult: marca quer consolidar referência para mulheres periféricas

Importância dos criadores de conteúdo

Um primeiro ponto a ser destacado quando se fala da importância dos creators para as empresas é a questão da autoridade. “De maneira simples e direta, bons conteúdos geram autoridade de marca, pois somente especialistas verdadeiros tem o que falar, de maneira concreta. Criadores de conteúdo são cada vez mais importantes nesse contexto, considerando que o mundo digital propiciou uma mudança de comportamento em relação ao consumo de informações”, explica Claudio Gonçalves, professor da Strong Business School.

Além disso, eles representam uma espécie de comunidade. “Quanto maior o senso de comunidade que um criador de conteúdo consegue desenvolver, mais importante ele é para as empresas, pois ele dissemina a ideia das mesmas em sua audiência”, conta Rejane Toigo, estrategista digital e especialista em Neuromarketing.

Segundo a influenciadora digital Franciele Grossi, os criadores de conteúdo são capazes de melhorar o posicionamento da empresa nas redes sociais, de trazer mais notoriedade para o produto ou serviço oferecido e de aperfeiçoar o relacionamento da instituição com o público. Além disso, Claudio Gonçalves comenta que os creators, através do letramento digital têm o poder de evidenciar todas as características que o consumidor deseja e procura em um produto ou serviço.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Interação do público com a marca

Nos dias atuais, existem inúmeras estratégias de marketing que visam melhorar a interação do público com a empresa. Contudo, uma pergunta que fica no ar é: de que forma esse objetivo pode ser alcançado através dos criadores de conteúdo?

Para Franciele Grossi, a resposta está na credibilidade dos creators. Isso porque o consumidor tende a se sentir mais à vontade para interagir com as empresas de forma mais humanizada e, até mesmo, indicar produtos e serviços quando há uma especialista como referência.

É importante ressaltar que essa interação se dá por meio das respectivas funções das redes sociais. Palavras como “likes”,visualizações”, “compartilhamentos”, “seguir”, “deixar de seguir” e “comentários” são as moedas de troca desse marketing e a forma como o público encontra para se manifestar perante a marca”, exemplifica Claudio Gonçalves.

Cuidados na escolha de um creator

Apesar dos benefícios oferecidos pelos criadores de conteúdo, é preciso que as empresas tenham muito cuidado na hora de escolhê-los. De acordo com Franciele Grossi, é importante saber se o creator tem alguma familiaridade com o produto ou serviço oferecido pela marca, se é engajado o suficiente no nicho a ser divulgado e se não está envolvido em polêmicas. Por sua vez, Claudio Gonçalves acrescenta que, antes da escolha, um dos pontos a ser considerado é o repertório. “Parece simples falar, mas é extremamente trabalhoso construir. Um criador de conteúdo, antes de tudo, precisa de um repertório amplo, não segmentado, que trafegue por todos os matizes e percepções”, detalha.

Outro ponto fundamental é a cautelas que os próprios creators precisam ter ao desenvolver um trabalho. Cláudio Gonçalves destaca, primeiro, que o criador de conteúdo precisa entender a marca e o público. “Marcas são entidades que geram percepções intensas, são quase personalidades. Algumas são fortes, outras delicadas ou tecnológicas. Entender a visão do público em relação à razão de ser da marca faz toda a diferença”, pontua.

O professor da Strong Business School ainda diz que outra preocupação que o creator deve ter é a visualização do concorrente. “Pesquisar o tempo todo é fundamental, mas avaliar o que os outros players estão fazendo pode oferecer um panorama das tendências em andamento e propiciar um ajuste de discurso”, finaliza.

Os principais desafios

E quanto aos desafios? Um dos principais obstáculos citados por Rejane Toigo é a sinergia de narrativas, “ou seja, aquilo que a marca quer passar e aquilo que o influenciador consegue passar através do seu estilo de vida e do seu branding. O alinhamento de branding da marca com o criador de conteúdo é a parte mais sensível desse negócio”. Franciele Grossi ainda inclui que outra adversidade presente nessa união é a questão do fechamento das vendas, isto é, a forma como um creator conseguirá converter o engajamento dos conteúdos em um consumo físico ou online.

Futuros aprimoramentos

De acordo com Franciele Grossi, um dos pontos de aperfeiçoamento é a criação de uma comunicação mais estreita e efetiva entre a marca e o consumidor. “Quando isso ocorre, há um melhor engajamento e posicionamento, o que, consequentemente, reflete na lucratividade”, complementa.

Além disso, Claudio Gonçalves relata que entender o consumidor é um trabalho que sempre deve ser retocado. “O ser humano é um processo inacabado e em transformação diária. Mesmo que o marketing conheça o seu público, as informações de ontem já são diferentes das de hoje. Pesquisar o público definido, materializar uma persona e olhar as tendências sempre vai fazer toda a diferença para uma produção mais efetiva”, conclui.



+ NOTÍCIAS
5 tendências de personalização para o e-commerce
Cresce procura por itens para deixar a casa inteligente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]