/
/
A Ascensão do Social Commerce

A Ascensão do Social Commerce

As redes sociais são ferramentas cada vez mais utilizada para fazer compras e as marcas já entenderam que elas precisam estar onde seu cliente está.

Mas por que o social commerce está em plena ascensão? Um dos motivos é que ele atende os consumidores onde eles já estão. De acordo com dados da McKinsey, a maioria dos consumidores usa pelo menos três canais para a jornada de compra. Para muitos, checar o Facebook, o Instagram ou o TikTok diariamente, seja navegando casualmente ou procurando novos produtos, tornou-se tão rotineiro quanto escovar os dentes.

De acordo com a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, da Opinion Box em parceria com a Octades, 12% dos brasileiros que realizam compras pela internet, adquirem os produtos via redes sociais e 9% pelo WhatsApp. No entanto, 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre os produtos. E isso está cada vez mais nítido haja visto que o tempo de permanência dos brasileiros nesses sites e apps é cada vez maior. Instagram, YouTube, Facebook e TikTok encabeçam a lista das redes mais utilizadas para pesquisar compras.

Social commerce e a jornada phygital

Sabemos que a jornada do consumidor é fluída e, na maioria das vezes, começa em canais online. Na CVC, 40% das vendas das lojas físicas passam antes por interação via canais digitais como SMS, Redes Sociais, RSC, e-mail ou WhatsApp. O cliente pode iniciar suas compras pelo Whatsapp e finalizar na loja ou vice-versa.

Na Centauro, essa concepção está consagrada, sendo que as estratégias são baseadas também nesta lógica. “Às vezes começa na loja, migra para um influenciador para entender review e depois a compra é concluída no e-commerce. Saber andar por entre as plataformas é super importante e para nós é importante estar onde está o consumidor, adequando o conteúdo, a linguagem e as ofertas de acordo com o canal e o interesse do público”, explica Fernanda Arechavaleta.

A compra via redes sociais tem o atrativo de se familiarizar com o produto em seu contexto de uso de uma maneira dinâmica e, muitas vezes, por meio do olhar de alguém, ou marca, que se identificam e admiram. “Hoje uma das principais dificuldades de finalizar uma compra são as inúmeras possibilidades. O cliente muitas vezes se sente paralisado diante de tantas opções. Ter a curadoria de itens é uma grande vantagem. Não é à toa que vemos o TikTok, por exemplo, virando uma ferramenta de busca”, complementa a diretora de marketing e reputação da Centauro.

Na CVC, além da venda, as redes sociais utilizam o CRM, que é um excelente caminho para a geração de leads para as lojas. Hoje, a companhia de viagens gera mais de 6 milhões de leads ao ano para sua rede franqueada através de todas as plataformas digitais da operadora, seja redes sociais, portais, app, e-mail marketing, mídia programática, entre outros canais. 

Marketing de influência na venda pelas redes sociais

É muito difícil desvincular as redes sociais dos criadores de conteúdo, uma vez que eles produzem totalmente voltado para o público que consome esse tipo de conteúdo. Hoje são eles que ditam tendências e comportamentos por saberem como usar e direcionar seus conteúdos de forma eficiente para se conectar com sua audiência.

“Para a Centauro, olhamos de maneira muito estratégica o papel de cada tipo de criador e qual tipo de relacionamento mantemos com eles. Temos creators que possuem atributos que buscamos para nossa marca. Alguns trazem mais alcance e outros engajamento. Ao mesmo tempo, temos criadores que trazem um faturamento relevante. São entregas diferentes e cada um desses influenciadores possuem expectativas de retorno diferentes também. Na Centauro desenvolvemos modelos de parceria personalizados para cada tipo de relacionamento. Entendemos o valor desse relacionamento e dessa construção de longo prazo com ganhos para ambos os lados. Tem que fazer sentido para o criador e para a marca para que tenha valor para o consumidor”, relata Fernanda Arechavaleta.

Live commerce

Durante a pandemia da Covid-19, as lives ganharam o palco do entretenimento. Nessa seara, surgiu a tendência da live commerce. Em países como a China, esta modalidade já está consolidada no social commerce. No Brasil, ela ganhou visibilidade em 2023, principalmente com um ao vivo entre as atrizes Larissa Manoela e Maisa, que vendeu R$ 40 milhões em 20 minutos de um hidratante labial.

Para a diretora de marketing e reputação da Centauro, é um formato interessante principalmente na Black Friday e reality show. “Isso porque é uma forma de fazer marketing mais contextualizado e conectado diretamente com a conversão. Ainda assim, ainda há um longo caminho a percorrer para que as conexões tragam resultados. O mercado ainda não conseguiu evoluir do nível de tendência para uma prática com resultado escalável”, explica.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]