Uma das datas mais importantes do varejo pode não ter o resultado positivo esperado. De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o número de pessoas que não pretendem comprar um presente no Dia das Mães cresceu de 19% para 25% em relação ao ano passado.
No entanto, 59% dos consumidores pretendem presentear as mães, número idêntico ao do ano passado (porém menor do que a média histórica, de 64%).
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A FecomercioSP realizou um levantamento com 1.120 consumidores em São Paulo, no último dia 05.
A pesquisa levantou que cerca de 40% dos entrevistados não irão comprar um presente. O endividamento ou a ausência de condições financeiras é o principal motivo para 45% dos entrevistados não comprarem presentes. Na sequência, “outros motivos” correspondem a 36% das respostas e 9% dizem que não costumam dar presentes em datas comemorativas.
Roupas e perfumes
As mães de 40% dos consumidores devem ganhar roupas, calçados ou acessórios. Em segundo lugar, o setor de perfumes e cosméticos deve atrair 19% dos entrevistados. A entidade destaca um aumento expressivo no número de consumidores que apostou no grupo “outros” (de 6% para 10%), observando que itens como chocolates, bijuterias e Serviço Personalizado de Atendimento (SPA) não conquistaram a preferência nem de 1% dos entrevistados.
Ainda de acordo com a pesquisa da FecomercioSP, o valor médio que os paulistanos devem gastar com os presentes deve cair de R$ 177 para R$ 173 neste ano. Na análise dos dados por gênero, os homens devem gastar mais que as mulheres – R$ 196 contra R$ 150.
Sem novas dívidas
Os consumidores entrevistados revelaram ainda que não pretendem contrair novas dívidas na aquisição dos presentes: 94% deles não estão dispostos a recorrer a financiamentos ou empréstimos e 74% pretendem pagar o presente à vista, seja com dinheiro, cheque ou cartão de débito. O percentual dos que afirmaram que devem gastar no cartão de crédito subiu de 21% para 25%, em 2017.
A Entidade aponta que, curiosamente, quando realiza sondagem com os lojistas após a data comemorativa, cerca de 70% dos consumidores – como foi em 2016 – pagaram com cartão de crédito. A partir desse dado, uma possível conclusão é a de que o desejo do consumidor é liquidar a compra à vista, mas foi necessário o uso do cartão de crédito.