Em maio, a busca por crédito entre os brasileiros aumentou 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi puxado principalmente pelos consumidores que ganham até dois salários mínimos, com alta de 10,6%. Mas, a movimentação daqueles que recebem mais de 10 salários mínimos também chamou a atenção, com um aumento de 9,9% na procura por empréstimos.
Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Confira no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:
Crédito vira ferramenta estratégica
Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o movimento reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica. Não apenas para suprir emergências financeiras, mas também para manter o padrão de consumo e reorganizar o orçamento familiar.
“O crescimento de 9,9% nessa faixa de renda mostra que mesmo quem está fora da base da pirâmide sente os efeitos do encarecimento do custo de vida, como inflação persistente em serviços e juros ainda elevados”, destaca.
Demanda cresce em quase todo o País
Em maio, 24 das 27 Unidades Federativas (UFs) apresentaram alta na demanda dos consumidores por crédito. Os maiores avanços foram registrados no Tocantins (32,5%), Amazonas (19,8%) e Rio Grande do Sul (17,6%). O Distrito Federal foi o que sentiu a maior queda no período (-10,6%). Confira a análise do desempenho por estados no gráfico a seguir:
CCX 2025
No Seminário Credit and Collection Experience (CCX), os principais especialistas do mercado de crédito se reunirão para debates imperdíveis sobre o futuro do crédito no Brasil. O evento acontece no dia 29 de julho, em São Paulo. Garanta a sua presença clicando aqui!