/
/
Alta na busca por crédito é maior para quem recebe mais de 10 salários mínimos

Alta na busca por crédito é maior para quem recebe mais de 10 salários mínimos

Pesquisa revela que a alta no mês de maio reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica para o consumidor.

Em maio, a busca por crédito entre os brasileiros aumentou 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi puxado principalmente pelos consumidores que ganham até dois salários mínimos, com alta de 10,6%. Mas, a movimentação daqueles que recebem mais de 10 salários mínimos também chamou a atenção, com um aumento de 9,9% na procura por empréstimos.

Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Confira no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:

Crédito vira ferramenta estratégica

Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o movimento reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica. Não apenas para suprir emergências financeiras, mas também para manter o padrão de consumo e reorganizar o orçamento familiar.

“O crescimento de 9,9% nessa faixa de renda mostra que mesmo quem está fora da base da pirâmide sente os efeitos do encarecimento do custo de vida, como inflação persistente em serviços e juros ainda elevados”, destaca.

Demanda cresce em quase todo o País

Em maio, 24 das 27 Unidades Federativas (UFs) apresentaram alta na demanda dos consumidores por crédito. Os maiores avanços foram registrados no Tocantins (32,5%), Amazonas (19,8%) e Rio Grande do Sul (17,6%). O Distrito Federal foi o que sentiu a maior queda no período (-10,6%). Confira a análise do desempenho por estados no gráfico a seguir:

CCX 2025

No Seminário Credit and Collection Experience (CCX), os principais especialistas do mercado de crédito se reunirão para debates imperdíveis sobre o futuro do crédito no Brasil. O evento acontece no dia 29 de julho, em São Paulo. Garanta a sua presença clicando aqui!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]