Em meio às discussões do ajuste fiscal e das várias promessas de preservação dos programas sociais, foi anunciado recentemente um corte de R$578 milhões nos recursos destinados ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular. A iniciativa poderá afetar a geração de empregos no setor de farmácias e perfumarias, o único varejista que, mesmo durante a crise, apresentou ?expressiva contratação? em 2015, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Leia também:
4 Frentes para aumentar o ROI no Brasil
De acordo com a entidade, o fim do Farmácia Popular causaria o fechamento de milhares de vagas formais nesse segmento varejista, já que , se for levada adiante, a redução afetará principalmente as pequenas e médias farmácias. Outra consequência seria o aumento da concentração das grandes redes no mercado.
Leia também:
Sweet Cosméticos adia expansão
A medida acarretaria o fechamento de farmácias de pequeno e médio porte que têm parcela significativa de seu faturamento vinculado ao programa. O fim da verba, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, afetará os medicamentos oferecidos com desconto e o efeito será imediato.
Confira mais detalhes sobre o programa e os números do setor farmacêutico no infográfico abaixo:
Leia também:
Sul-coreano cresce os olhos na Saraiva