Frio e preguiça combinam muito bem. Tanto é que quando chega o inverno é bastante comum as academias terem o número de alunos muito reduzido. Até mesmo quem diz gostar de correr, acaba deixando de lado a prática durante a estação mais fria do ano. E olha que fã de corrida costuma ser exagerado e gostar mesmo de correr.
De fato, a queda da temperatura, além de não dar muita vontade de sair debaixo das cobertas, pode facilitar algumas lesões. Mas dá para tomar alguns cuidados básicos para evitar esses problemas e continuar a correr. Até porque a prática regular de esportes (com moderação e acompanhamento médico) pode inclusive reduzir o risco de infecções respiratórias, que são bastante comuns nessa época do ano.
Eduardo Rodrigues, personal trainer que dá consultoria à unidade MIP (medicamento isento de prescrição) do Aché Laboratórios, listou dicas importantes para prática de exercícios nos dias frios:
Roupas certas
Durante o inverno é recomendável que o atleta dê uma atenção especial às roupas, como camisetas de mangas compridas, gorros e até as luvas. É essencial que todas as extremidades estejam protegidas (cabeça, pescoço, mãos e pés). Opte por utilizar peças que possam ser removidas conforme o organismo for aquecendo e depois recolocadas, se necessário. A primeira blusa pode ser de um tecido sintético como polipropileno, que afasta o suor do corpo. Não se deve optar pelo algodão, pois ele retém a umidade próxima à pele. Além disso, conforme o frio, pode-se utilizar um agasalho com isolamento e, por fim, uma camisa impermeável.
Aquecimento
Antes de qualquer prática esportiva, prepare o corpo para a atividade. O aquecimento faz com que a musculatura seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. Dentro do possível, realizar o aquecimento em ambiente fechado, antes de sair no frio.
Alongamento
O alongamento deve ser realizado somente no pós-treino. Isso faz com que o sangue carregue os nutrientes obtidos com a movimentação, além de ajudar na recuperação dos músculos, que ficam mais contraídos em baixas temperaturas.
Hidratação
As temperaturas baixas fazem com que a sensação de perda de líquidos seja menor, mas isso é apenas uma impressão. A ingestão de água deve ser ainda maior, já que o tempo seco aumenta o risco de desidratação.
Em caso de dor
Caso, depois de atividade, o corredor sinta alguma fisgada, pode usar algum analgésico e anti-inflamatório, como o Biofenac, do Aché, indicado para pancadas e outras dores musculares. No entanto, se as dores não passarem, é preciso procurar um médico, até para avaliar sua postura na hora da prática do exercício.