Muito além de acompanhar os jogos pela TV, o torcedor brasileiro também estendeu sua paixão pelo esporte ao consumo. De acordo com dados da Linx, o mundial da Rússia impulsionou a procura por camisas das seleções via e-commerce no país. Os números são baseados em clientes da plataforma que possuem loja virtual.
Na primeira fase da competição, houve aumento sincronizado na procura por camisas das seleções que entraram em campo. Com a camisa brasileira, o ápice da busca aconteceu após a última partida na fase de grupos, contra a Sérvia, onde a procura aumentou quatro vezes. 85% dos usuários estavam acessando as lojas virtuais pelo celular.
Um duelo que chamou a atenção tanto nas telas como na procura por camisas foi Alemanha e Coreia do Sul. O interesse pela camisa germânica foi 36% maior em relação aos outros dias da Copa, enquanto a busca pela pelo modelo coreano cresceu 165%.
Números da primeira fase
Outro aspecto que merece destaque é a consolidação dos dispositivos móveis nesse processo de busca. Nos horários das partidas, 56% dos usuários navegavam pelos sites no celular. Em dias normais, esse número cai para 44%. Quando houve jogos da seleção brasileira, o ápice foi de 83%.
O recorde geral de aumento aconteceu na partida entre Islândia e Argentina, que terminou empatada em 1 a 1 na primeira rodada do torneio. O interesse pelo manto da simpática seleção islandesa aumentou 238%.