O pagamento por aproximação (NFC), que evita a necessidade de cartões ou dinheiro, está cada vez mais presente no Brasil e no mundo. Para os consumidores, o principal benefício, além da conveniência, está na segurança nas transações financeiras, as quais geralmente são criptografadas. Por consequência, ela reduz o risco de fraudes.
Nesse sentido, você sabia que a tecnologia NFC (Comunicação por Campo Próximo) pode ser uma aliada poderosa na proteção do consumidor?
Do ponto de vista dos consumidores, ao usar carteiras digitais, sua informações bancárias ficam criptografadas, aumentando a confiança nas compras. Em segundo lugar, a tecnologia NFC facilita a autenticação em dois fatores. É uma camada extra de segurança que protege contas online, tornando mais difícil para hackers acessarem informações pessoais.
E, em terceiro lugar, imagine receber alertas instantâneos para transações suspeitas? Pois é justamente o que os sistemas NFC oferecem. Eles integram os dados às notificações em tempo real, permitindo que o consumidor reaja rapidamente a qualquer atividade estranha na sua conta.
Avanço do NFC
Os pagamentos por aproximação totalizaram R$ 376 bilhões no terceiro trimestre de 2024. Esse valor representa um expressivo aumento de 46,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) é a titular dessa informação.
Atualmente, o NFC responde por 65% das transações presenciais realizadas com cartões. A previsão é que esse percentual alcance 70% até o primeiro semestre de 2025.
Nesse cenário de transformação, a Getnet lançou uma série de atualizações em seu produto Get Tap, que converte celulares em maquininhas de cartão. O objetivo é tornar as transações ainda mais seguras, flexíveis e acessíveis para consumidores e empresas. A novidade foi divulgada com exclusividade pela Consumidor Moderno.
O que mudou?
Agora, a ferramenta permite pagamentos acima de R$200,00, sem limite máximo de venda. Ela ainda possibilita a digitação de senha diretamente na tela do smartphone, por meio da tecnologia Pin on Glass, que aumenta a segurança com um teclado randômico que muda a cada uso.
A nova funcionalidade de Gestão de Dispositivos permite que um mesmo estabelecimento conecte e administre múltiplos celulares em sua conta, oferecendo maior autonomia ao comerciante. Outra atualização relevante é o Vínculo de Vendedor, que permite que diferentes usuários façam vendas sem acesso às informações financeiras do negócio, garantindo mais controle e segurança na gestão das transações.
A interface foi projetada para ser intuitiva, facilitando a navegação mesmo para aqueles que não têm familiaridade com tecnologia. Os usuários podem visualizar suas transações em tempo real, gerenciar seus gastos e receber notificações instantâneas, promovendo um maior controle financeiro e transparência nas operações.
Expansão do NFC
A expansão dessa tecnologia se alinha a uma tendência global de sustentabilidade e digitalização. Isso porque o mercado está sendo pressionado a adotar diretrizes de sustentabilidade para reduzir o uso de plástico em cartões e maquininhas tradicionais, incentivando a implementação de soluções digitais que eliminam a necessidade de equipamentos físicos e diminuem custos operacionais. Quem explica melhor é Mayra Borges, vice-presidente de Negócios da Getnet, que faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander.
Em suas palavras, a evolução do Get Tap está alinhada às necessidades do mercado e oferece mais recursos para os empreendedores. “A mobilidade e a digitalização são essenciais para o crescimento dos negócios. Com essa nova fase do Get Tap, proporcionamos mais flexibilidade para que os empreendedores realizem vendas de forma prática, segura e sem custo de aluguel de maquininhas”, destaca a executiva.
Certificação PCI MPoC
A Getnet se destacou ao se tornar a primeira adquirente latina a obter a certificação PCI MPoC. Esse certificado representa o mais alto padrão internacional de segurança para soluções de Tap on Phone, garantindo proteção contra fraudes e criptografia de dados, assegurando o mesmo nível de segurança das maquininhas tradicionais.
A adesão ao Get Tap é fácil. Para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo da Getnet, disponível no Google Play para Android, ativar a função e iniciar as vendas, sem a necessidade de maquininhas ou outros dispositivos adicionais. As taxas competitivas tornam a solução ainda mais atraente para pequenos e médios empreendedores que buscam otimizar suas operações e reduzir custos.
“Nosso compromisso é simplificar o dia a dia dos comerciantes e garantir mais controle sobre suas vendas. O avanço do NFC e das soluções móveis é um caminho sem retorno, e continuamos a evoluir para tornar os pagamentos cada vez mais acessíveis e eficientes”, conclui Mayra Borges.
Dados do Banco Central
A última edição do documento Instrumentos de Pagamento – Dados Estatísticos 2023 confirma uma tendência observada no cotidiano: a utilização dos telefones celulares como o principal meio de pagamento no Brasil. Em 2023, esses dispositivos foram responsáveis por 82% do total transacionado no ano. O Pix ocupou a segunda posição entre os meios de pagamento em 2023 no país, representando 39% do total, ficando atrás apenas das transações realizadas com cartões (crédito, débito e pré-pago), que tiveram uma participação de 41%.
Apesar do aumento da digitalização dos pagamentos no Brasil, os dados mostram que, em termos de volume total transacionado, os canais presenciais (caixas eletrônicos, agências bancárias, correspondentes, entre outros) continuam a ter relevância: cerca de 42% dos recursos movimentados no ano passado foram por meio desses canais.