O interesse dos consumidores pela televisão cresceu ao longo do tempo. Os últimos anos, porém, trouxeram algumas novas perspectivas para esse modelo de entretenimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96,8% das residências brasileiras ainda contam com o aparelho. E, mesmo com este cenário positivo, sempre há novos desafios para as empresas que atuam no setor, fazendo com que elas apostem em inovação e acesso a novas alternativas de entretenimento.
Na NET, por exemplo, além de acessar os conteúdos da TV por assinatura, há algumas funcionalidades que aprimoram a experiência do cliente, como Replay TV, que permite voltar a programação de um canal em até sete dias; o Picture In Picture, para assistir a dois canais ao mesmo tempo; e o NOW, plataforma de vídeo on demand com filmes e séries de sucesso. Agora, a empresa também oferece conteúdo em Ultra HD 4K.
“A evolução da tecnologia tem nos permitido ampliar o alcance do conteúdo para qualquer tela, dando ao cliente o poder de escolher e assistir a sua programação favorita quando quiser, seja na TV, seja em um dispositivo conectado”, afirma Marco Dyodi, diretor de Marketing da NET. Dessa forma, o cliente tem a interação máxima com o conteúdo: ele pode começar assistindo a um programa pela TV e terminar no celular. “O consumidor está no controle”, diz.
Essa realidade corresponde também ao desejo de personalização, característica que se torna cada vez mais real na vida dos clientes. Para poder corresponder com precisão a esse desejo, a NET mantém uma relação muito próxima com os consumidores. “Essa é uma forma de entender a necessidade de cada um deles”, afirma.
Nesse processo, a NET entendeu que os clientes buscam comodidade, querem estar sempre conectados, podendo acessar tudo que é desejado, importante ou necessário em um mundo essencialmente digital. “Eles querem mobilidade, para facilitar a troca de informações e simplificar o dia a dia pessoal e os negócios”, afirma. “Por isso, apostamos em soluções completas – TV por assinatura, banda larga fixa, banda larga móvel, telefonia fixa, telefonia móvel, vídeo sob demanda – tudo no mesmo lugar, com uma proposta de valor muito atraente ao mercado”.
Na prática, isso resulta na oferta de planos variados, que podem ser aprimorados de acordo com a necessidade do cliente. “Os pacotes de TV ganham em conteúdo quando adicionados os canais à la carte, como HBO, Fox Premium, Telecine, Premiere e Combate, e ainda há a possibilidade de assistir a conteúdos em Ultra HD 4K”, explica.
Mas não é só na TV que a NET se reinventa. Com a banda larga fixa mais rápida do Brasil – segundo o relatório Speedtest, by Ookla, a operadora oferece ultravelocidade e soluções que ampliam o alcance do sinal dentro das residências e dos estabelecimentos comerciais, como o Wi-Fi Plus, o Wi-Fi Plus 360º e o Ponto Ultra.
Além da programação e das opções de entretenimento, Dyodi conta que a interação com os clientes também é personalizada. “São diversos canais de atendimento, como o aplicativo Minha NET, que oferece diversas funcionalidades, como fazer alterações no plano, ter acesso a faturas, suporte técnico, conferir a grade de programação, agendar visitas técnicas, além de muitas outras opções”.