A Bloomin’ Brands Inc. estuda vender seus mais de 1.400 restaurantes espalhados pelo mundo. Entre as operações está o Outback Steakhouse brasileiro e as marcas Abbraccio e Fleming’s Prime Steakhouse.
A possibilidade está sendo discutida com o Bank of America Merrill Lynch (Bofa), contratado para buscar interessados e avaliar as alternativas que estão diante da mesa da companhia.
Em comunicado, a empresa afirma que o Bofa sugeriu vários caminhos, entre eles a venda, e que todas as sugestões serão analisadas.
Nos Estados Unidos, a companhia tem 1.222 lojas de quatro bandeiras: Outback, Fleming’s, Carrabba’s Italian Grill, Bonefish Grill e Wine Bar. Fora de seu país de origem, a Bloomin’ tem 245 unidades, 97 são brasileiras.
A operação brasileira do Outback é muito importante para o grupo. Nove das dez lojas de maior faturamento da marca estão aqui. O balanço do terceiro trimestre da empresa mostra crescimento de 11,2% nas vendas dos restaurantes do Outback no Brasil na comparação com o mesmo período do ano passado. Já nos Estados Unidos o crescimento foi de apenas 0,2%.
Levando em consideração Brasil, Estados Unidos e outros 19 países onde a Bloomin’ está presente, a receita e a margem de lucro subiram timidamente. No último trimestre a receita foi de US$ 967 milhões. No ano passado o faturamento do terceiro trimestre foi de US$ 965.
Quando o último balanço trimestral foi divulgado, em novembro, o presidente da empresa, David Deno, disse que o preço atual das ações não reflete o valor da companhia. “É por isso que é o tempo certo de explorar alternativas estratégicas que têm o potencial para maximizar o valor para nossos acionistas”. A Bloomin’ Brands tem valor de mercado de US$ 1,9 bilhão.
LEIA MAIS
Índice de Transparência na Moda mostra C&A como a marca mais sustentável do Brasil
GPA vai utilizar seus hipermercados como centros de distribuição de e-commerce