Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumo sem contato físico: O desafio da atração

Consumo sem contato físico: O desafio da atração

Empresas encaram o desafio de conquistar o novo consumidor, cada vez mais digital

Após meses em isolamento, o consumidor mudou o seu comportamento, e consequentemente, as empresas também se modificaram, com ênfase na transformação digital. Com a extinção do contato físico, o grande desafio das marcas é conquistar os clientes pelo olhar, mesmo que através das telas. No mundo do touchless, é necessário descobrir um novo caminho de conquista.

A discussão do painel “O consumo sem contato físico: O triunfo do olhar”, no CONAREC 2020, mostrou como algumas grandes empresas do mercado estão se posicionando nesse cenário. A conversa contou com mediação de Juliana Feitosa, palestrante, facilitadora e design thinker, e participação de Graciela Kumruian, diretora executiva da Magazine Luiza; Luis Otavio Marchezetti, vice-presidente de engenharia, banda larga e experiência do cliente da Sky; Paulo Sierra, diretor geral da Poly; e Diego Barreto, CFO e CSO do iFood.

Atração pelo olhar

Manter uma conexão com o consumidor a distância passou a ser a preocupação das empresas. Diego Barreto, do iFood, afirma que adaptações precisarem ser feitas nos produtos para que os novos perfis de clientes pudessem ter uma boa experiência. “Passamos a abranger públicos com demandas e perspectivas diferentes, que não tinham grande presença no online”, diz.

A fala é corroborada por Graciela Kumruian, diretora executiva da Magazine Luiza: ” “Tivemos que entender as necessidades do consumidor nesse momento e adequar as ações para suportá-lo”, afirma. “Passamos a focar os investimentos na venda remota. Interagimos mais pelo WhatsApp. Buscamos caminhos simples de conversar com os clientes”, completa sobre a estratégia usada na empresa.

Nesses contatos, explorar o olhar e a audição são formas de ganhar a atenção e mostrar valor para o consumidor. Paulo Sierra, diretor geral da Poly, conta que um caminho encontrado foi investir em unboxing de produtos da marca para dar mais informações ao cliente. “Vimos a necessidade de mostrar mais. Usamos as redes e mídias sociais para isso”, diz.

Luis Otavio Marchezetti, da Sky, levanta outro ponto que é muito valorizado pelo novo consumidor: conveniência. “No momento da pandemia percebemos a grande relevância que tínhamos no sentido de levar entretenimento para as pessoas. Focamos, então, no digital para trazer o conforte e a facilidade do atendimento. O segredo hoje é a conveniência”, afirma.

Com as pessoas sem sair de casa, a Sky viu a busca pela televisão por assinatura aumentar consideravelmente. Marchezetti conta que, no Brasil, a empresa conta com 4,5 milhões de assinantes. E a estrutura para atender cada um deles da melhor forma, principalmente em um momento de isolamento social, é muito bem pensada.

“As empresas precisam se digitalizar de dentro para fora. Caso contrário, a demanda não será alcançada” – Luis Otavio Marchezetti, vice-presidente de engenharia, banda larga e experiência do cliente da Sky.

A tecnologia ajuda não apenas agilizar a adaptabilidade, mas também entender o consumidor e personalizar todo o contato. Diego Barreto conta que no iFood, uma equipe especializada atua estudando o perfil de cada consumidor para agregar valor à marca. “A coletividade de ações personalizadas para cada tipo de pessoa permite você atuar com mais resultado”, diz.

Seja pelo olhar, pela audição ou pela conveniência, a forma de conquistar o consumidor mudou. E as empresas estão inovando cada vez mais para encantá-los.


+ CONAREC 2020 

Veja aprendizados e realizações das empresas na pandemia

O que os algoritmos sabem e dizem sobre o comportamento dos consumidores?

Perto, mesmo que de longe: a digitalização como meio para aproximar relações

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]