Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumo no Brasil cresce quase 6 vezes em 15 anos

Consumo no Brasil cresce quase 6 vezes em 15 anos

Hoje cada brasileiro consome em média R$ 17 mil, movimentando R$ 3,3 trilhões por ano

A IPC Marketing Editora divulgou nesta terça (30) pesquisa que trata do histórico e do potencial de consumo dos brasileiros com dados de 1999 a 2014. Pesquisa revelou que a classe C (considerada classe B pela editora) hoje é responsável por metade de tudo o que é consumido no País. Hoje a população do Brasil consome R$ 3,3 trilhões. Em 1999, eram movimentados R$ 566 bilhões, número 5,8 vezes menor.

A antiga classe C tornou-se a classe B de hoje e responde por mais da metade do que é consumido no País. Já as classes D e E estão se ?esvaziando?. Para a editora, o Norte e o Nordeste ?despontam cada vez mais como economias promissoras e independentes?. No entanto, a liderança do mercado consumidor ainda está com a região Sudeste.


Fonte: IPC Marketing Editora

Outra conclusão sobre os últimos 15 anos é que a estabilidade econômica provocou a expansão dos setores produtivos por conta de mais procura e oferta de produtos, bens e serviços.

O consumo per capita dos brasileiros moradores das áreas urbanas subiu de R$ 4,4 mil em 1999 para R$ 17,7 mil em 2014, alta de 303%. ?O crescimento é notório em todos os cantos do País, com forte migração de domicílios da base da pirâmide para extratos superiores e o aumento do poder de compra?, comunica a empresa no relatório.

No entanto, o diretor da IPC Marketing, Marcos Pazzini salientou que o crescimento do potencial de consumo em 2014 está abaixo do que foi verificado em anos anteriores, o que aumenta o desafio para as empresas manterem seu patamar de vendas.

No tocante às formas de crescimento do País, pesquisa destaca que as capitais de Estados sofreram com o processo de interiorização do consumo, com destaque para a expansão nas cidades menores do Norte e Nordeste.

Para o estudo, mesmo ?passado o impulso inicial promovido por programas sociais?, as regiões mantiveram-se em desenvolvimento, utilizando mão-de-obra barata, comparada pela IPC Marketing ao que acontece na China e na Índia. Somente Norte e o Nordeste consomem R$ 830 bilhões, 25% de tudo que será consumido pelos brasileiros em 2014. Confira como são divididos esses R$ 3,3 trilhões consumidos no País:


Fonte: IPC Marketing Editora

Faixa etária

A população brasileira envelheceu. A maioria continua na faixa dos 30 aos 49 anos, mas a faixa dos 50 anos ou mais passou de 14,9% para 21,7%.

Hábitos de consumo

Nominalmente, o total de consumo de 1999 a 2014 variou 437,2%. As categorias de gastos que mais cresceram foram com veículo próprio, manutenção do lar, matrículas e mensalidades, viagens, alimentação fora do domicílio, higiene e cuidados pessoais. As que menos cresceram foram fumo, transportes urbanos e alimentação no domicílio.

Por região

O Sul caiu da segunda para a terceira posição no ranking. Norte e Nordeste foram os que mais cresceram: +28,3% e +18% respectivamente. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são ainda os principais mercados, mas reduziram o potencial de consumo. O maior crescimento ocorreu na Bahia, ultrapassando R$ 25 bilhões de aumento de potencial de consumo.

Empresas

Há 15 anos, eram 4,5 milhões de empresas no País contra 16,9 milhões atualmente. O setor que mais cresceu foi o de agribusiness, passando de 68,9 mil para 562 mil (+716%), seguido de serviços (+349,5%), indústria (+287,9%) e comércio (+194,3%).

Leia mais:

Franchising cresce 5,4% no primeiro semestre

Supermercados têm alta de 2,5% em agosto

64% dos clientes já se arrependeram por comprar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]